Como usar seu FGTS na compra de um imóvel?

Como usar seu FGTS na compra de um imóvel?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador que esteja sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

LEIA MAIS:
Adegas e lareiras: Inove sua decoração de inverno
Como criar atmosferas aconchegantes em um imóvel alugado?
Taxa de registro de imóvel: o que você precisa saber?

Esse fundo é pago pelo empregador ao funcionário, e fica depositado na Caixa Econômica Federal em contas abertas automaticamente com o contrato de trabalho. O FGTS foi criado pelo Governo para ser uma reserva de dinheiro para o trabalhador e, ao mesmo tempo, ser usado em algumas circunstâncias específicas, entre elas, a compra de um imóvel. Mas afinal, como usar o FGTS para comprar a casa própria? A S.A Imóveis explica as condições para que você possa usar o dinheiro na compra do seu imóvel.

191006 confira 4 motivos para investir em imoveis em joinville

Quem pode usar o FGTS?

Para utilizar o valor na sua conta, é preciso cumprir quatro requisitos:

  • Ter pelo menos três anos de carteira assinada. Esse período não precisa ser contínuo, ou seja, a pessoa pode ter trabalhado um ano em 2002 e outros dois a partir de 2010, por exemplo;
  • Não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do país;
  • Não ser proprietário de imóvel residencial no município onde pretende comprar o novo;
  • Trabalhar ou morar no município em que fica o imóvel que pretende comprar usando o FGTS.

Que imóveis podem ser comprados com o FGTS?

Somente aqueles que podem ser financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), dentro de um limite de valor redefinido periodicamente. A estimativa do valor do imóvel é feita por engenheiros credenciados. Além disso, essa casa ou apartamento tem que ser dentro da cidade, residencial e destinado à moradia do trabalhador. Além disso, o imóvel não pode ter sido objeto de operação com FGTS nos últimos três anos.

Sem Titulo 1

Como é feito o saque do fundo?

O trabalhador solicita o saque ao agente financeiro por meio de um documento. O agente, então, comunica à Caixa Econômica Federal. Quando o fundo de garantia é liberado, é depositado na conta do vendedor. Ou seja: quando saca o fundo de garantia para comprar um imóvel, o comprador não lida diretamente com o dinheiro.

Quanto tempo o FGTS demora para ser liberado?

O dinheiro do FGTS demora, em média, cinco dias para ser liberado. Porém, os outros processos ligados à compra de um imóvel, como a aprovação do financiamento, podem levar mais tempo, e o negócio leva, geralmente, de 60 a 90 dias para ser concluído.

Na S.A Imóveis, você encontra uma equipe que, além de te ajudar a escolher o imóvel ideal, ainda tira todas as suas dúvidas sobre o uso do FGTS e faz a simulações em diversos bancos para o caso de compra por financiamento, para que você tenha acesso sempre às melhores taxas do mercado, aumentando as chances de aprovação do seu crédito imobiliário.

Encontre seu imóvel na S.A Imóveis e deixe toda a parte burocrática com a gente!

Facebook | Instagram | Youtube