Câmpus Lageado – tudo o que você precisa saber

Em uma área de infra-estrutura ampla, moderna e cercada de muita natureza, a FCA, localizada no Lageado, oferece inúmeros cursos

Câmpus Lageado – tudo o que você precisa saber

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Campus da Unesp Fazenda Lageado, que além de ser a área histórica mais importante da cidade de Botucatu, abriga a sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.

LEIA MAIS:
O que você precisa para alugar um imóvel pela primeira vez?
Entenda as diferenças das responsabilidades do locatário e do locador
Apartamento em andar alto ou térreo. Qual escolher?

Em uma área de infra-estrutura ampla, moderna e cercada de muita natureza, a FCA oferece cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Já para pós-graduação, a faculdade oferece especializações em Agronomia (Agricultura, Energia na Agricultura, Horticultura, Irrigação e Drenagem, Proteção de Plantas) e Ciência Florestal.

Se você já é ou pretende ser aluno de um dos cursos oferecidos pela FCA da Fazenda Lageado, reunimos em um único post as informações mais importantes para você saber, com facilidade, como chegar, onde comer e até o que visitar no Campus nas horas vagas. Confira!

Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) na Fazenda Lageado

FCA da Unesp, localizada na Fazenda Lageado, fica a cerca de 5km do centro de Botucatu.

Separamos algumas dicas sobre o Campus e características desse local histórico.

Transporte

Os principais acessos ao Campus da Unesp da Fazenda Lageado são pela Portaria Principal, via Avenida Universitária, no Jardim Paraíso; pela Rua José Barbosa de Barros, nº 1780, onde fica a Portaria I; e pela Rodovia Alcides Soares, Km 3, onde fica a Portaria II.

Há vários pontos de ônibus e de carona devidamente sinalizados e espalhados por todo o Campus. Você pode consultar os horários de ônibus pelo site da Semutran. Procure pelo nome do seu bairro (ou o mais próximo) nas linhas disponíveis.

Se você optar por ir à faculdade de carro, tenha cuidado com os pedestres. O local possui uma área natural muito grande, com bosques e gramados, que são utilizados pelo público para o lazer e a prática de esportes em todos os horários do dia.

Agências Bancárias

O Campus possui uma agência bancária Santander, que facilita a vida dos estudantes, docentes e demais servidores que muitas vezes passam a maior parte do seu tempo na Faculdade.

O Banco Santander fica próximo à entrada da Portaria Principal, pela Avenida Universitária.

Alimentação

A lanchonete do Campus Lageado fica em frente à Central de Salas de Aulas, na avenida principal.

Nos bairros Jardim Paraíso e Vila dos Lavradores, muitos próximos ao Lageado, você encontra várias opções de lanchonetes e restaurantes com preços atrativos para os estudantes.

Fazendas Experimentais

As Fazendas Experimentais Lageado – Edgárdia e São Manuel fazem parte das Fazendas Experimentais de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da FCA.

Essas áreas experimentais apresentam condições privilegiadas para o desenvolvimento dessas atividades, além de aulas práticas, ambientes protegidos e pesquisas em campo.

Para saber mais sobre cada fazenda, sua localização e sua área de atuação, é só clicar no link acima.

Sítio Modelo

Sítio Modelo da FCA é um projeto de expansão queincentiva a exploração sustentável, voltada à agricultura familiar, como espaço de capacitação, treinamento e desenvolvimento de tecnologias para pequenos produtores rurais e assentados.

Seu principal objetivo é promover a aproximação entre a FCA e os pequenos produtores rurais, para que eles possam conhecer as tecnologias desenvolvidas para a melhoria da agricultura familiar.

CEVAP

Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (CEVAP) promove dentro da Fazenda Lageado um ensino de qualidade, que capacita os alunos em toda a temática de Acidentes com Animais Peçonhentos.

O CEVAP possui um Museu/Serpentário do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos, que é visitado por cerca de 10 mil pessoas por ano.

O museu oferece visitas monitoradas a um serpentário com cerca de mil serpentes peçonhentas, além de escorpiões e aranhas venenosas, lagartos, iguanas e jabutis, com cartazes e imagens educativas.

Museu do Café

Maior patrimônio histórico cultural da cidade, o Museu do Café fica na Fazenda Lageadoe hoje conta a história de uma das maiores propriedades particulares produtoras de café para exportação do estado de São Paulo.

O local mostra o terreiro onde os grãos eram secados, abriga instrumentos que eram usados no século passado e lembra como eram feitos a qualificação e o ensacamento para exportação do café.

Separamos um link com o mapa de todos os departamentos do Campus da Fazenda Lageado para você consultar e entender onde cada setor está localizado.

Guia de Localização – Lageado