Apartamento em andar alto ou térreo. Qual escolher?

Ao procurar por um apartamento, é preciso conhecer as características dos principais tipos de empreendimentos, avaliar as particularidades de cada um e escolher aquele que mais atenda às suas necessidades. Nesse sentido, optar por morar em um desses pode ser uma alternativa, especialmente porque oferecem vantagens aos moradores (mas tenha atenção aos contras!). 

O térreo, como o próprio nome já diz, é aquele imóvel que está no primeiro piso do edifício. Em alguns casos, é utilizado para atividades do próprio condomínio, enquanto em outros é uma residência normal. Já o andar alto, oferece ao morador algumas alternativas, que você verá a seguir.

VIVENDAS
Apartamento em andar alto ou térreo. Qual escolher? 3

Morar no térreo

FÁCIL LOCOMOÇÃO

A primeira vantagem de morar no térreo está relacionada com a fácil locomoção. Principalmente para as pessoas mais ansiosas e que não gostam nem um pouco de esperar por elevador ou de subir escadas, essa será uma alternativa interessante.

Além disso, para pessoas que contam com mobilidade reduzida, poderá ser um facilitador para o dia a dia.

PREÇO MAIS ACESSÍVEL

Para quem deseja economizar ao alugar ou comprar o imóvel, o apartamento no térreo é uma das opções mais interessantes. Em grande parte dos casos, o valor do metro quadrado desses imóveis é mais baixo que os demais, especialmente por algumas desvantagens que esses apartamentos têm.

RUÍDOS

Estar próximo das áreas comuns do prédio ainda traz o problema quanto aos ruídos, tanto de veículos quanto de pessoas. Principalmente para quem tem problemas relacionados à dificuldade de dormir, por exemplo, essa é uma questão a ser considerada e que vai afetar bastante a qualidade de vida dos moradores.

VISTA DESPRIVILEGIADA

Em muitos casos, a vista não é tão atrativa ao morador, justamente por estar no primeiro andar. Em alguns projetos, o térreo fica bem próximo à portaria ou, até mesmo, à garagem, o que pode fazer com que o ambiente fique com a sensação de confinamento.

apartamento
Apartamento em andar alto ou térreo. Qual escolher? 4

Morar em andar alto

VISTA

Se você é daquele tipo de pessoa que se preocupa de estar em um apartamento que traga conforto até mesmo com o ambiente externo, essa é a opção para você! Morar em andar alto permite que você tenha a cidade a seus pés, além de ter a oportunidade de curtir diariamente um pôr do sol incrível — o que traz, também, ganhos para a iluminação do espaço (de acordo com a posição de seu apartamento).

DISTÂNCIA

A mobilidade deve ser considerada. Você estará bem mais distante das áreas comuns do condomínio, estando sujeito à espera do elevador sempre que precisar frequentar a área de lazer, a academia etc.

PREÇOS MAIS ALTOS

Em contraponto com o fato de que o térreo apresenta como vantagem contar com preços mais acessíveis, aqui você vai encontrar alguns dos valores mais altos no mercado. Entre os motivos que contribuem nesse sentido, destacamos:

  1. metragem maior que a dos outros apartamentos;
  2. vista mais ampla;
  3. ausência de vizinhos;
  4. valorização do imóvel.

VALORIZAÇÃO

Se você está pensando em comprar um apartamento, o imóvel tende a se valorizar mais rápido. Sendo assim, caso você queira vender o apartamento futuramente e se mudar de bairro, certamente vai encontrar um preço de venda mais alto do que aquele aplicado.

Neste conteúdo, você pôde verificar algumas vantagens e desvantagens de morar no térreo ou andar alto. Ambas as alternativas são viáveis, mas é preciso avaliar junto a consultores especializados — como os da S.A Imóveis — quais são as suas principais necessidades, seus objetivos e suas expectativas. Assim, poderá escolher por aquele apartamento que vá conseguir usufruir de maneira adequada por um bom período, sem que se frustre no futuro.

Para encontrar o lugar ideal para você e sua família, sem complicações, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

S.A Imóveis, sempre ao seu lado.

  • Crédito do conteúdo: blog.credpago