O que você precisa para alugar um imóvel pela primeira vez?

Seguindo o básico, para alugar um imóvel, é necessário que o locatório seja maior de idade e apresente na imobiliária o RG e o CPF, além do comprovante de residência e de renda

O que você precisa para alugar um imóvel pela primeira vez?

Apesar da pandemia e de algumas faculdades ainda optarem pelas aulas online, é muito importante aproveitar este período pra procurar o imóvel ideal.

O início do ano é sempre crucial para os estudantes. Uma época em que muitas universidades iniciam seus cursos de graduação, pós-graduação, residência, entre outros. Neste tempo, outras oportunidades podem surgir, como o primeiro emprego, ou uma especialização. No geral, é uma das épocas em que ocorrem muitas mudanças.

LEIA MAIS:
Entenda as diferenças das responsabilidades do locatário e do locador
Apartamento em andar alto ou térreo. Qual escolher?
6 motivos para adquirir um apartamento no IDEA

Para te ajudar no processo de aluguel do primeira imóvel, você está no lugar certo: a S.A Imóveis pode te ajudar a aproveitar esse período e resolver essas questões com rapidez, segurança e principalmente tranquilidade. Sem preocupações! Afinal, todo mundo quer um lugar confortável e seguro para morar, em qualquer fase da vida.

Seguindo o básico, para alugar um imóvel, é necessário que o locatório seja maior de idade e apresente na imobiliária o RG e o CPF, além do comprovante de residência e de renda.

Se você quer alugar um imóvel, fique atento a estas informações e não hesite em nos procurar. Nós podemos ajudar na sua escolha!

Saiba como escolher

Localização e mobilidade são fundamentais, morar perto da universidade ou ter fácil acesso à mesma é um diferencial e tanto quanto o assunto é custo x benefício.

A internet é sem dúvida a forma mais rápida e prática para encontrar o que procura. Mas, no site da S.A Imóveis, por exemplo, você encontra imóveis especialmente selecionados para estudantes.

Faça um planejamento financeiro detalhado

Saiba exatamente quanto você tem disponível para investir no aluguel. Calcule bem seu gasto total antes de fechar uma proposta. Lembre-se que além do valor do aluguel do imóvel, você terá outras despesas mensais como IPTU e taxa de condomínio (para apartamentos). O recomendado é que essas despesas somadas não ultrapassem 30% do seu rendimento.

Visite o imóvel escolhido para alugar

Depois de fazer sua seleção de imóveis, agende as visitas e verifique se o imóvel atende a tudo o que você precisa.

Uma boa opção pra quem vai alugar o primeiro imóvel é escolher  um imóvel mobiliado, ou que tenha pelo menos armários embutidos. Assim, você economiza na questão do mobiliário.

Verifique tudo com calma, pergunte sobre a parte elétrica, hidráulica, vizinhança e e não deixe passar nenhuma dúvida que você tenha.

Documentação

Gostou do imóvel? Ótimo, agora é hora de  providenciar a documentação para alugá-lo e verificar qual o tipo de garantia que o proprietário aceita.

As garantias mais utilizadas são: fiador (que podem ser seus pais), seguro fiança (contratação de uma seguradora), entre outras. A S.A Imóveis pode te ajudar a encontrar a melhora forma de garantia.

Vistoria Inicial e Contrato de Locação

Antes de assinar o contrato,  uma vistoria é  realizada pela imobiliária, onde é descrito e fotografado o  real estado do imóvel.

Em seguida, o contrato é formalizado.  Nele constam todas as informações da sua locação, como: data de vencimento do aluguel, valores, garantia, reajustes anuais e tudo mais.

Agora que você já conhece o passo a passo, não perca tempo. Comece sua busca na S.A Imóveis. Estamos prontos para atendê-lo.