Entenda as diferenças das responsabilidades do locatário e do locador

A locação de imóveis envolve responsabilidades que impactam diretamente locatário e locador e é necessário que as partes sigam as regras ao longo da negociação

Entenda as diferenças das responsabilidades do locatário e do locador
Entenda as diferenças das responsabilidades do locatário e do locador 2

A locação de imóveis envolve uma série de responsabilidades que impactam diretamente locatário e locador. E para que o acordo seja eficiente e satisfatório para ambas as partes, e muito importante que os envolvidos sigam as regras ao longo da negociação.

LEIA MAIS:
Apartamento em andar alto ou térreo. Qual escolher?
6 motivos para adquirir um apartamento no IDEA
Conheça as vantagens de viver em um condomínio vertical

Antes de assinar qualquer contrato, é muito importante estar ciente de quais são as suas responsabilidades e quais as da outra parte envolvida.

Com cautela, é possível evitar uma série de problemas ou prejuízos financeiros e emocionais nessa relação.

Pensando nisso e para ajudar a tomar a melhor decisão, nós da S.A Imóveis criamos este post, para facilitar o entendimento dos principais direitos e deveres de cada um. É só acompanhar a leitura e ter mais tranquilidade!

Responsabilidades do locador

Ao alugar um imóvel, muitos acreditam que somente o inquilino tem responsabilidades durante este processo. Mas na verdade é bem diferente. O locador também tem um papel importante.

O proprietário do imóvel, ou seja, o locador, também deve seguir algumas normas e arcar com determinados gastos. Mas você sabe quais são elas?

Garantia das condições de habitação

É obrigação do locador garantir que o espaço tenha boas condições de ser habitado pelo inquilino. Essa regra serve também para todos os outros detalhes da casa, que vão desde o sistema elétrico e hidráulico, passando pela conservação do telhado e revestimentos.

O locador do apartamento ou da casa também ficará encarregado de cuidar da manutenção do local, sempre realizando reparos de efeitos ou consertando problemas que tiveram origem antes da assinatura do contrato.

Despesas extras

Outra responsabilidade do locador são as despesas extras do condomínio, ou seja, aqueles gastos que resultam em ampliação da estrutura ou em recuperação das condições de habitação do imóvel.

Responsabilidades do locatário

Pagamento do aluguel em dia

Esta é a maior das obrigações do locatário: o pagamento do aluguel.

É importante que o inquilino regularize as suas pendências, conforme o que consta no contrato. Caso contrário, corre o risco de sofrer multas e outras sanções.

Uma das penalizações mais graves e frequentes é a necessidade de devolver o imóvel ao proprietário. Ainda assim, é válido analisar o contrato previamente para conferir as suas especificações.

Utilização correta do imóvel

Um espaço locado para ser uma residência não pode, em hipótese alguma, ser utilizado para fins comerciais, por exemplo. Este e outros detalhes estão descritos no contrato, que deve ser respeitado durante toda a vigência do acordo.

Existem ainda outras cláusulas que o inquilino precisará observar com atenção, por exemplo: o proprietário não permite a realização de festas após um determinado horário ou animais de estimação.

Vistoria do local

Outro fator essencial e que precisa ser levado a sério pelo locatário. Nesse processo, um profissional especializado ficará responsável por analisar o espaço e avaliar os detalhes que devem ser mantidos em perfeito estado na hora da devolução.

Reparos no imóvel

Todos os danos ocorridos no imóvel durante o período da locação devem ser reparados pelo locatário. Ao final do contrato, ele deverá devolver o imóvel exatamente nas mesmas condições que o recebeu.

Despesas de consumo

Água, luz, gás e telefone são algumas das despesas de consumo que devem ser pagas mensalmente pelo locatário, com a intenção de não gerar dívidas para o dono do imóvel. Ao final da locação, os serviços deverão ser cancelados pelo inquilino.

Agora que você já sabe quais são as suas responsabilidades ao locar um espaço, entre em contato com a S.A Imóveis e escolha o melhor lugar para você! Nossos corretores estão à sua disposição!