Vistoria de imóvel: qual a importância e o que deve ser observado?

Entenda a importância de um vistoria de imóvel feita da forma correta

vistoria de im%C3%B3vel 2

Para evitar aborrecimentos futuros, a compra ou o aluguel de uma residência requer alguns cuidados. Entre eles, podemos destacar a vistoria de imóvel. Isso inclui todos os envolvidos na negociação, como o locatário, o proprietário e a imobiliária. Afinal, trata-se de uma transação de alto valor financeiro, e todo cuidado é pouco para um negócio seguro.

LEIA MAIS:
Corretor de imóveis: o que faz e qual a importância desse profissional
Reformar apartamento: tudo que você precisa saber antes de começar
Depreciação de imóvel: o que é e como calcular

Sendo assim, antes da entrega das chaves, é essencial que haja uma boa inspeção com profissionais capacitados.

Qual é a importância do laudo de vistoria de imóvel?

O principal objetivo do laudo de vistoria está em documentar detalhadamente e com rigor técnico o estado do imóvel. No caso de aluguel, ela evita o descuido do inquilino, que terá que entregar o imóvel nas condições que recebeu — visto que todas as partes envolvidas na negociação terão conhecimento do estado no qual ele foi entregue.

É fundamental que o laudo seja reconhecido formalmente pelo vendedor ou locador e pelo comprador ou locatário. Isso deve ser feito no ato do contrato de compra, venda e locação, bem como na devolução das chaves — no caso de aluguel.

Na inspeção, deve haver uma análise minuciosa de toda a infraestrutura do imóvel, tanto na parte interna quanto externamente. São vistoriados os sistemas elétrico e hidráulico, as portas, janelas, os forros, os telhados, os pisos, o revestimento e a pintura.

laudo de vistoria de imovel scaled 1

Quais os pontos essenciais que devem ser observados no imóvel?

Revestimentos da parede, do piso e dos rejuntes

  • Parede: verifique se existem rachaduras, como estão os azulejos, se todas as áreas estão devidamente revestidas, se faltam peças, se existem diferenças na cor dos azulejos e das cerâmicas.
  • Piso: observe se há defeitos na cerâmica e nos tacos, se existem manchas, mofos, buracos, falta de peças ou peças soltas, entre outras imperfeições.
  • Rejuntes: verifique se não há falhas ou falta de rejuntes em algum local.

Observação: para avaliar a aderência da cerâmica no contrapiso, existe um macete que é bater com o cabo de vassoura no chão. Se o som for oco, isso quer dizer que não foi bem fixado e futuramente ele poderá apresentar problema de deslocamento.

Pintura externa e interna

Verifique a pintura da casa inteira, por dentro e por fora. Tudo deve ser minuciosamente observado. Veja se há manchas nas regiões que dividem a parede com o teto, pois isso geralmente é indício de infiltração.

Analise as paredes que ficam expostas à chuva e ao sol, bem como os tetos dos ambientes mais úmidos da casa, que são a cozinha e o banheiro. Anote se há manchas ocasionadas por bolores.

Outro ponto que deve ser observado na pintura da casa é se as paredes estão planas. Isso pode ser verificado passando as mãos sobre a superfície e, dessa forma, saber se há defeitos na pintura, como ondulações e estufamentos.

Fachada completa

Avalie o estado de conservação e de segurança do imóvel. Observe a conservação de portas, janelas, portões, grades e tudo que envolva a segurança do imóvel. Veja se há danos, como arranhões nas esquadrias de alumínio e nas pinturas, caso elas sejam de madeira. Verifique o funcionamento dos portões, principalmente se forem elétricos.

Sistema hidráulico

Durante a inspeção, é essencial que seja observado o funcionamento da descarga dos banheiros e das torneiras. Verifique tudo, abra as torneiras, veja se há gotejamentos ou entupimentos. Acione todas as descargas para avaliar a vazão de água e se há algum entupimento.

Analise, também, o estado dos ralos e canos, que devem estar desobstruídos para que funcionem perfeitamente.

Sistema elétrico

O sistema elétrico da residência deve ser bem avaliado. Faça uma boa análise e veja se existem fios ou cabos expostos, se os interruptores estão funcionando e se a caixa de força está em boas condições. Informe-se, também, se já houve reformas nesse sistema, pois, dependendo da idade do imóvel, é importante que ele seja refeito.

Observe se a fiação do chuveiro está em boas condições — ela precisa manter-se presa e dentro de uma proteção. Verifique se existe o fio terra em toda a fiação do imóvel, o que impedirá danos provocados por raios.

No caso de apartamentos, a inspeção na parte elétrica deve passar pelos extintores de incêndio para verificar se estão em bom estado — visto que, na maior parte dos casos de incêndio, o fogo começa por algum problema nesse sistema.

Demais itens

Outros itens que devem ser verificados são os seguintes.

  • Fechaduras e maçanetas: devem funcionar perfeitamente, sem que você necessite fazer esforço para fechá-las ou abri-las.
  • Forro e telhado: verificar se há rachaduras, furos e umidade.
  • Vidraças: observar se existem trincos, entre outros problemas.
photo 306538

O que deve ser vistoriado em um imóvel novo?

Nessa inspeção, é preciso checar se os materiais utilizados seguiram as especificações da planta. Tudo deve ser fiel ao apresentado no momento da venda. Por isso, é importante que o comprador tenha em mãos o “memorial descritivo” do imóvel.

Após a entrega das chaves, a construtora terá seis meses para efetuar reparos, caso exista algo que não esteja em conformidade com o que foi negociado — isso se refere tanto à estrutura quanto ao acabamento do imóvel.

É necessário contar com a ajuda de um profissional?

Apesar de você agora já saber do que precisa ser vistoriado em um imóvel e poder fazer a vistoria, é muito importante, sim, a ajuda de um profissional da área imobiliária. Ele terá a experiência fundamental para fazer a inspeção. Além disso, contará com o auxílio de equipamentos que identificam, com mais precisão, determinados problemas. Mas, vale lembrar-se de que a vistoria pode, sim, ser acompanhada pelo locatário — se ele assim quiser.

O laudo, em todas as suas páginas, deverá contar com a assinatura dos interessados. O locatário poderá acompanhar a inspeção e depois ver o laudo antes de assinar e aceitar. Pode, inclusive, pedir para acrescentar algo que não esteja relacionado lá.

Fonte: Moving

Facebook | Instagram | Youtube