Escritura: 2 detalhes que você precisa saber

Escritura: 2 detalhes que você precisa saber

Quando se fala em escritura de imóvel, surgem muitas e muitas dúvidas. No processo de compra e venda, não existe apenas o contrato assinado pelas duas partes: a escritura é um documento muito importante no processo.

LEIA MAIS:
Como investir em imóveis em 2021?
Dicas da S.A Imóveis essenciais para valorizar seu imóvel em 2021
Como usar a decoração industrial?

Se você não sabe o que é uma escritura ou como dar andamento a essa documentação, não se preocupe: a S.A Imóveis esclarece neste artigo as principais dúvidas sobre o tema, para que você possa entender um pouco mais sobre o assunto e a sua importância na hora de comprar ou vender uma propriedade.

original 7c8df3b0d453813cd9b107053570191e

O que é a escritura de um imóvel

Para começar, a escritura de imóvel é um documento jurídico registrado em cartório que atesta todas as condições de compra e venda de ambas as partes, tanto comprador como vendedor, de um imóvel.

Entre essas condições, ficam documentadas nela:

  • o objeto do registro — o imóvel que está sendo negociado;
  • os envolvidos — comprador e vendedor;
  • preço proposto — os valores envolvidos na transação;
  • entrega de chaves — quando será realizada a transferência do imóvel.
alerta de documentos Copia 1024x577 1

Quais as funções da escritura

A escritura tem duas funções muito importantes: a primeira é a efetivação da realização do negócio, gerando, assim, um título de registro de imóvel.

A segunda função é a formalização de todas as condições estabelecidas anteriormente de maneira informal. Por isso, o documento deve ser lavrado sempre que uma venda de imóvel for realizada.

Após a oficialização desse documento, todas as condições descritas tornam-se obrigatórias, e o descumprimento de qualquer uma delas pode ser penalizado.

A documentação de compra e venda de imóveis é um processo bem detalhado. Por isso, é fundamental contar com a S.A Imóveis! Nossos corretores têm o melhor direcionamento, o que facilita toda a transação.

Faça-nos uma visita! Nossa equipe está à disposição para ajudar você.