Escritura: 2 detalhes que você precisa saber
Quando se fala em escritura de imóvel, surgem muitas e muitas dúvidas. No processo de compra e venda, não existe apenas o contrato assinado pelas duas partes: a escritura é um documento muito importante no processo.
LEIA MAIS:
Como investir em imóveis em 2021?
Dicas da S.A Imóveis essenciais para valorizar seu imóvel em 2021
Como usar a decoração industrial?
Se você não sabe o que é uma escritura ou como dar andamento a essa documentação, não se preocupe: a S.A Imóveis esclarece neste artigo as principais dúvidas sobre o tema, para que você possa entender um pouco mais sobre o assunto e a sua importância na hora de comprar ou vender uma propriedade.
O que é a escritura de um imóvel
Para começar, a escritura de imóvel é um documento jurídico registrado em cartório que atesta todas as condições de compra e venda de ambas as partes, tanto comprador como vendedor, de um imóvel.
Entre essas condições, ficam documentadas nela:
- o objeto do registro — o imóvel que está sendo negociado;
- os envolvidos — comprador e vendedor;
- preço proposto — os valores envolvidos na transação;
- entrega de chaves — quando será realizada a transferência do imóvel.
Quais as funções da escritura
A escritura tem duas funções muito importantes: a primeira é a efetivação da realização do negócio, gerando, assim, um título de registro de imóvel.
A segunda função é a formalização de todas as condições estabelecidas anteriormente de maneira informal. Por isso, o documento deve ser lavrado sempre que uma venda de imóvel for realizada.
Após a oficialização desse documento, todas as condições descritas tornam-se obrigatórias, e o descumprimento de qualquer uma delas pode ser penalizado.
A documentação de compra e venda de imóveis é um processo bem detalhado. Por isso, é fundamental contar com a S.A Imóveis! Nossos corretores têm o melhor direcionamento, o que facilita toda a transação.
Faça-nos uma visita! Nossa equipe está à disposição para ajudar você.