Como planejar uma reforma no imóvel

Optar pela reforma requer cuidados, planejamento e muita organização. Para ajudar, a S.A Imóveis coloca alguns passos essenciais para o seu projeto

Como planejar uma reforma no imóvel

Decidir reformar um imóvel ou um único ambiente é colocar todos os planos que você idealizou em prática. Definir o novo visual de um ambiente preferido, repaginar a decoração, aumentar os cômodos ou construir uma área de lazer transforma sonhos em realidade, e é sobre isso que a S.A Imóveis vai falar neste post!

LEIA MAIS:
Como renovar a decoração do seu imóvel
Conheça o Câmpus da Unesp em Rubião Júnior
Câmpus Lageado – tudo o que você precisa saber

Optar pela reforma requer cuidados, planejamento e muita organização. Para ajudar neste processo, a S.A Imóveis coloca aqui alguns passos essenciais para que o seu projeto seja eficiente, rápido e quase sem imprevistos (porque sim, eles podem aparecer.

Defina a sua ideia de reforma

Pensar com calma no que você espera da reforma de um ambiente ou de todo o imóvel é uma ótima forma de iniciar o planejamento. Analise as mudanças que está buscando, avalie as suas principais necessidades e coloque no papel alguns tópicos da sua visão inicial, como por exemplo:

  • cômodos que você pretende ou precisa reformar;
  • mudanças que você gostaria de fazer;
  • peças para acabamento, móveis e artigos de decoração para os novos ambientes;
  • problemas estruturais do imóvel que precisam ser resolvidos;
  • alternativas para a mudança na rotina dos moradores;
  • planejamento financeiro adequado.

Contrate um profissional especializado

Para o sucesso de uma reforma, o ideal é contratar um profissional especializado para elaborar o projeto e para acompanhar a obra. Essa é a maneira mais eficaz para transformar espaços, seguir o orçamento e minimizar contratempos.

Desde o projeto até a mão-de-obra, um especialista conseguirá dar explicações claras, antecipar os transtornos, evitar erros e atrasos. Se a reforma envolver aquele famoso quebra-quebra, ele terá cautela com tudo o que precisará ser feito.

Para que tudo saia de acordo com o que você planejou, é muito importante ter em mãos as medidas do ambiente que passará pelas mudanças. Assim, o profissional conseguirá entender exatamente o que poderá ser feito ali.

Nesta etapa, tenha uma conversa franca com o profissional escolhido, principalmente sobre o planejamento financeiro, que determina se a obra será viável não só para a casa, mas também para o seu bolso. Apresente as medidas, plantas, idade e fotos do ambiente ou imóvel todo, para que você tenha um planejamento detalhado.

Planeje o custo da obra detalhadamente e estipule um limite de gastos

O primeiro passo para a reforma de um ambiente ou imóvel é fazer um planejamento de custos bem detalhado. Avalie sua condição financeira atual e defina um valor máximo a ser investido. Identifique as alterações pretendidas, liste materiais que possivelmente serão necessários e comece a fazer os orçamentos. 

Este controle é a melhor maneira de respeitar seu orçamento de acordo com o que você espera da reforma, além de evitar gastos desnecessários, prejuízos e imprevistos.

Defina o tempo de duração

obra começa a partir do momento em que começou a ser planejada. Por isso, é fundamental ter um cronograma não só que organize as etapas, mas que também mostre preços, prazos de pagamento e principalmente prazos de entrega.

Estabeleça as datas de início e término para cada uma das atividades, considerando sempre uma margem de segurança para prevenir transtornos. Se a reforma incluir áreas externas, procure não começar nas estações em que costuma aumentar o índice de chuva na sua região.

Aproveite as mudanças

Um trabalho bem feito com certeza resultará no projeto que você sempre sonhou. Aproveite as etapas da reforma, escolha os materiais com carinho, inspire-se. A sensação de que tudo valeu à pena será diária.

Agora conta a gente: como essas dicas te ajudaram?