3 dicas para decidir o acabamento da sua casa
Você possui algumas dúvidas sobre o acabamento da sua casa? Confira 3 dicas essenciais para tomar essa decisão
Quando se está construindo ou reformando é necessário pensar em muita coisa, mas, sem dúvidas, escolher os acabamentos para casa pode ser uma das fases mais empolgantes de todo o projeto.
LEIA MAIS:
4 dicas para escolher as cores certas para o seu ambiente
5 tipos de racks modernos para repaginar as salas da sua casa
Como utilizar tapetes para sua sala ficar mais colorida e aconchegante
Isso porque os acabamentos têm como finalidade dar um novo visual ao lar, e escolher cada item para ter o imóvel dos sonhos pode ser muito prazeroso. Além disso, é neste momento que você começa a deixar o projeto com a sua cara.
É fato que os acabamentos estão entre os materiais mais caros da obra, e ficam aparentes, influenciando no visual e no conforto dos moradores.
Além do aspecto estético, é necessário pensar na qualidade e durabilidade desses materiais, para que não seja preciso fazer uma nova reforma a curto prazo.
Quais os principais tipos de acabamento para sua casa?
Além dos que vamos apresentar aqui, é bom ressaltar a importância de uma tela de proteção para sacada e até uma manta térmica para telhado que, além de serem itens de acabamento, também entregam mais conforto aos moradores:
Entenda mais sobre os principais nomes dos materiais que você vai encontrar ao escolher os acabamentos para casa:
Azulejo
É um dos mais simples e conhecidos revestimentos para pisos e paredes, especialmente para as áreas que precisam ser impermeabilizadas. Os azulejos podem ser de cerâmica, porcelana, tijolo, vinil e até ser utilizado como soleira de mármore, por exemplo.
Os tradicionais azulejos já podem ser substituídos por modelos mais modernos e criativos. Atualmente, é possível encontrar azulejos para todos os gostos e que se adaptam a projetos variados.
Pastilhas
As pastilhas são um dos acabamentos para casa que têm um objetivo parecido com a dos azulejos, porém com um visual completamente diferente. A principal diferença está no tamanho das peças, pois as pastilhas geralmente medem entre 2 e 5 cm.
Ou seja, sabe aqueles revestimentos pequenos, geralmente coloridos e que são utilizados para dar um toque diferente ao ambiente? Essas são as pastilhas, que podem ser confeccionadas em cerâmica, porcelana ou vidro.
Cerâmica
A cerâmica é a matéria-prima para muitos acabamentos para casa, em especial para as pastilhas e azulejos. Ela tem o preço mais em conta quando comparada com outras opções, como o porcelanato.
A cerâmica é impermeável e fácil de limpar, sendo uma boa opção para quem quer uma opção econômica sem perder a funcionalidade e praticidade. Porém, ela tem um aspecto mais rústico e as peças precisam ser instaladas com um espaçamento maior entre elas. Como resultado, a cerâmica deixa o rejunte mais aparente.
Porcelanato
O porcelanato normalmente é a opção de quem quer dar um ar mais sofisticado ao ambiente. As peças podem ser instaladas bem próximas umas das outras, fazendo com que o rejunte praticamente desapareça.
Ele pode ser brilhante ou fosco e está disponível em diversas cores. Uma boa dica é optar por um porcelanato mais escuro para os locais de grande circulação de pessoas, pois o material mancha com mais facilidade e a necessidade de limpeza constante pode se tornar um problema.
Madeira
Um dos materiais mais clássicos da construção, a madeira nunca perde seu charme. Quem optar por usar esse material em acabamentos para casa, precisa ficar atento à origem e à qualidade dele.
Além disso, dependendo do cômodo onde ela vai ser instalada, pode ser necessário fazer a impermeabilização para que a madeira dure mais tempo.
Atente-se a qualidade
Ao escolher acabamentos para casa, optar pelo item mais barato pode ser tentador. No entanto, vale ressaltar que o preço mais baixo pode estar ligado a uma qualidade também inferior.
É verdade que os acabamentos são um dos itens mais caros da obra, mas a durabilidade deles é muito importante. Um material de boa qualidade será mais rápido e fácil de aplicar na obra, evitando desperdício e gastos extras com mão de obra.
Depois de instalados, a qualidade do material vai determinar sua durabilidade e aparência. Se comprar um item de baixa qualidade, há grandes chances de que ele se deteriore rapidamente e você tenha que reformar a casa em pouco tempo. Ou seja, o barato pode sair caro.
Portanto, preze pela qualidade e escolha itens de acabamento para casas de marcas reconhecidas e aprovadas pelos profissionais e clientes.
Fique atento as medidas
Acertar nas medidas dos materiais de acabamento pode ser mais simples do que parece. Basta tirar as medidas das paredes e pisos que você pretende revestir.
Em caso de paredes, meça a largura e a altura e multiplique os dois valores para obter a área em m². Para os pisos, você precisa multiplicar a largura pelo comprimento.
Basta somar as áreas de cada parede ou piso e você terá o total de m² necessários para o revestimento. Compre cerca de 10% de material extra, pois sempre acontecem algumas perdas.
Ao comprar louças e metais, pense também no tamanho do banheiro ou cozinha onde eles serão instalados. Uma pia enorme pode parecer linda na loja, mas se ela for desproporcional ao banheiro não vai ficar legal.
Essa dica também vale para os móveis e itens de decoração, tudo que você comprar precisa ser proporcional ao espaço onde será instalado.
Fonte: Lopes