Sofá: como escolher o modelo ideal para seu imóvel

Você conhece os principais tipos de sofá? O mercado oferece diversas possibilidades e conhecer cada uma delas é importante para escolher o ideal para o seu lar

decaracao sala pequena

Você está em uma casa nova ou quer redecorar sua sala de estar atual? Portanto, qualquer ajuda relacionada à funcionalidade e decoração desse tipo é muito bem-vinda! Pensando nisso, preparamos um conteúdo sobre os tipos de sofá.

LEIA MAIS:
4 dicas de objetos de decoração que vão deixar sua casa incrível
Conheça todos os custos de comprar um imóvel em 2022
6 cores de parede para sala que mais influenciam no ambiente

É um dos principais móveis da sala de estar e deve satisfazer as necessidades de toda a família. Com tantas opções no mercado, muitas vezes surgem dúvidas: Quais são exatamente os principais tipos de sofás? Qual é o melhor para sua casa? Essas são perguntas que serão respondidas detalhadamente ao longo deste artigo. Veja já!

Comece pelas medidas

Pegue uma fita métrica na mão para medir o cômodo e compare-os com o tamanho do sofá. Nesse caso, é importante lembrar que deve haver pelo menos 60 cm de espaço entre o móvel e os demais itens do espaço para garantir uma boa circulação.

Além de verificar as dimensões do cômodo em que o móvel será instalado, também é importante medir as dimensões da porta residencial na hora de fazer a compra. No caso de apartamento, verifique as dimensões do elevador ou escada.

Se as medidas não forem compatíveis com elevadores ou portas, outra opção é recorrer a móveis elevatórios. Nesse caso, é necessário contratar os serviços de uma empresa profissional. Por isso, é recomendável pesquisar o melhor valor e adicioná-lo ao seu orçamento final para evitar surpresas desagradáveis.

Tipos de sofá

Existem vários modelos: fixo tradicional, fixo tradicional com pés expostos, canto, retrátil e reclinável, cama e chaise. Você conhece as especificidades de cada um deles? Dê uma olhada abaixo.

Tradicional fixo

Um sofá tradicional é um com assento e encosto fixos. É mais fácil de encontrar, tem dois ou três lugares, e tem a opção de pés revestidos (ótimo para acabamentos mais básicos), enquanto outros têm pés expostos, perfeitos para quartos mais clássicos e elegantes.

De canto

Os sofás de canto também são conhecidos como “sofás em forma de L” e são perfeitos para quem tem família extensa e gosta de assistir um bom filme, série ou outro programa. Por ter muito espaço, mesmo em um modelo mais compacto, é perfeito para quem gosta de receber amigos e familiares em casa.

Como o nome sugere, ele é perfeito para reclinar nos cantos, pois seus cantos se misturam perfeitamente na interseção entre duas superfícies. Também vale a pena mencionar que ele pode ser encontrado em diferentes tamanhos.

sofa cama loft reclinavel fume viero moveis 325825 large

Sofá cama

Quando fechado, funciona perfeitamente como sofá. Quando aberto, o móvel vira cama. É um dos melhores tipos para clientes que valorizam a versatilidade. Ao fechar as compras, devem ser consideradas medidas para móveis abertos para não afetar a circulação de pessoas no ambiente.

sofa retratil reclinavel com chaise abel 1405 1 d18fd383959d042d6021615cc555782a

Retrátil

Na maioria dos modelos, o ângulo do encosto é de cerca de 120 graus. Além disso, é possível estender os assentos desses móveis, fator que garante ainda mais conforto.

Perfeito para quem curte séries de maratona ou passar horas assistindo outros programas em frente à TV, esse tipo de sofá é conhecido por seu conforto e comodidade.

sofa com chaise 4 lugares lisboa 2 88m chaise esquerda 385 1 426e7d88d4c41bc154ee85723d1c5a6a

Com chaise

Quer um pouco de espaço extra para esticar as pernas? Que tal um modelo com chaise? É um móvel com extensão em um dos assentos, que pode ou não ficar encostado na parede. Este tipo vem em diferentes tamanhos e funções. Além de ser retrátil, uma das principais vantagens deste modelo é o alto nível de conforto. Perfeito para passar horas relaxando na sala!

Sof%C3%A1 Mags Modular Com Chaise 12 scaled

Modular

Está procurando por tipos de sofás para sala com decoração moderna? Então o modular pode ser uma ótima opção. Esse modelo é composto por módulos que permitem que o móvel seja montado em diferentes layouts para atender sua necessidade, além disso, o modelo modular conta com um design robusto e diferenciado, garantindo assim um ar mais contemporâneo para a decoração.

sofa antigo rosa foto pinterest

Antigo

Para quem gosta de um toque vintage na decoração, nada melhor do que investir em tipos de sofás antigos, sendo que comumente eles contam com um design provençal e acabamento capitonê que trazem um ar muito charmoso para a decoração da sala.

o sofaa chesterfield che003 1ca3pcgcn1m8ttvt41o17lp3fcd

Chesterfield

O sofá Chesterfield está entre aqueles tipos para sala que facilmente se destacam na decoração, isso porque sua principal característica é o assento e encosto com acabamento capitonê que proporciona um toque de elegância muito charmoso ao espaço.

E ao contrário do que muita gente pensa, os tipos de sofás chesterfield não precisam ser usados apenas na decoração de salas sofisticadas, pois eles são ótimos para levar mais personalidade a uma sala simples ou mesmo para complementar a decoração de uma sala estilo industrial.

sofa sem braco capa 2

Sem braço

Um dos melhores tipos de sofá para sala pequena é o sem braço, pois ele “perde” esse volume extra o que proporciona mais leveza e sensação de amplitude para a sala compacta.  Além disso, o modelo sem braço também proporciona um ar mais contemporâneo ao espaço, principalmente se ele contar com um design mais clean, característico por linhas mais retas e geométricas.

279378d67c

Retrô

Ao contrário do sofá antigo com design vintage, os tipos de sofá retrô são aqueles móveis com alguns traços de móveis antigos mesclados com modernidade, como um sofá pé palito com tecido colorido para trazer charme e beleza à sua decoração.

Conheça os materiais

Discutimos a importância da medição aqui e escolhemos o modelo mais confiável para suas necessidades. No entanto, os fatores a serem observados não param por aí! Afinal, como escolher um sofá de qualidade que garanta conforto a longo prazo? Nesse contexto, é importante conhecer mais sobre as matérias-primas e tecidos utilizados na fabricação.

Entre os principais materiais para fabricação de sofás, destacam-se as fibras. As principais vantagens são a durabilidade e a resistência à deformação. Além disso, vale ressaltar que é um material que pode ser usado tanto por dentro quanto por fora.

O sofá de espuma em contrapartida pode ser uma opção para quem prioriza o conforto. Aqui, a densidade pode variar de acordo com as divisórias. Assim, as mais confortáveis vão para o assunto, enquanto uma intermediária é usada nos encostos e os braços ficam com as mais rígidas. Desse modo é possível obter um sofá confortável e firme.

Quanto à estrutura, os materiais utilizados podem ser diversos. Tanto a caixa do sofá quanto os pés podem ser feitos de madeira ou aço. O encosto e os braços costumam ser estruturados com laminado compensado.

Outro ponto importante é o tecido que reveste o sofá. Ele pode ser um fator importante quando falamos em durabilidade e conforto. Entre os mais usados, citamos o chenile, o linho e o suede, sendo opções confortáveis que garantem toque suave e macio.

Acrescenta-se à lista de tecidos para sofá o jacquard, que tem uma textura parecida com a lona, e o couro sintético. Firmes e resistentes, essas opções são mais indicadas para quem prioriza a durabilidade e possui crianças e pets em casa.

Como escolher o melhor tipo de sofá

Como você pode ver, há tipos de sofá para sala de todos os tipos e tamanhos, por isso, o processo de escolha do estofado deve ser feito com muita atenção para que o móvel atenda suas necessidades, se harmonize com o estilo do seu ambiente e traga conforto à família.

E se você ainda tem alguma dúvida de quais são os melhores tipos de sofá para sala da sua casa, basta conferir algumas dicas que vamos te dar a seguir.

Tamanho do ambiente

A primeira coisa que você precisa fazer antes de comprar o sofá para sala é tirar as medidas do seu ambiente, principalmente se você estiver buscando por tipos de sofá para sala pequena, pois isso ajudará você a comprar um móvel que realmente cabe no seu ambiente e evitará problemas futuros como a necessidade de trocar de móvel.

Estilo de decoração

É interessante que os tipos de sofás para sala se harmonizem ao estilo da decoração do seu ambiente, para que assim você tenha um espaço equilibrado e confortável. O sofá de marrom, por exemplo, é muito usado na decoração de uma sala rústica, já modelos de sofás coloridos são ideais para uma sala com estilo jovem ou ainda com um estilo retrô, enquanto isso, modelos de sofá modular são excelentes para decorar uma sala contemporânea.

Conforto

O sofá será responsável por trazer mais conforto à sua sala decorada, por isso é preciso lembrar de escolher um estofado que realmente trará essa sensação de bem-estar para a sua decoração.

Logo, na sala de TV o mais interessante são os tipos de sofá retrátil por praticamente virarem uma cama para que você possa passar horas vendo seus programas favoritos, enquanto isso, em uma sala de visita, opte por tipos de sofá que sejam confortáveis, mas com um design diferenciado para se destacar na decoração.

Entenda o seu estilo

Ao escolher o tipo de sofá ideal é importante compreender o seu estilo e o da sua família. Ter isso em mente te ajudará a escolher o modelo ideal, além do tamanho e material. Uma casa com crianças, por exemplo, pode não ser o lugar ideal para um sofá branco e com material mais frágil. Nesse caso, optar por materiais mais resistentes e fáceis de higienizar pode ser o ideal. Você pode contar com a ajuda de um design de interiores para definir qual é a melhor opção. Contudo, as dicas deste artigo podem ser um bom norte para tomar uma boa decisão.

Fonte: Casa Mineira

Facebook | Instagram | Youtube