4 dicas de objetos de decoração que vão deixar sua casa incrível

Dicas de Decoracao O Guia para decorar sua casa

Algum dinheiro sobrando? Que tal fazer compras em uma loja de decoração? Pode ser uma boa ideia você aproveitar este começo de ano, cheio de boas ofertas, para adquirir elementos que tornem a decoração do seu imóvel ainda mais bonita, prática, funcional e cheio de personalidade. Mas está sem ideias? Não se preocupe, pois montamos uma lista de sugestões que vai encher os seus olhos. Confira.

LEIA MAIS:
Conheça todos os custos de comprar um imóvel em 2022
6 cores de parede para sala que mais influenciam no ambiente
FGTS retido para pagar parcelas de financiamento

Dicas de objetos de decoração

Adornos e luminárias

Vamos seguir uma escala de tamanho de coisas que podem ser adquiridas em lojas de decoração, dos itens menores aos maiores.  O que acha?

O primeiro tipo de objeto que você irá encontrar em maior quantidade e variedade em lojas de decoração são os adornos. Isso vale para peças que podem ser expostas no piso, sobre bancadas e até mesmo nas paredes.

Poderíamos citar uma infinidade deles. Mas vamos nos limitar a comentar sobre os posters e quadrinhos temáticos que combinam com qualquer estilo de decoração.

adorno feito em mdf sobre a cabeceira da cama
Foto: Renata Tolentino Arquitetura

Depois disso, temos as lindas peças recortadas em MDF. Elas podem ser personalizadas através de pinturas, intercaladas com quadrinhos e fazer parte de mosaicos artísticos sobre camas, sofás e mais.

Também podem ser instaladas lado a lado como revestimento 3D de parede. Ou, por fim, serem fixadas em placas ou penduradas para formar painéis do tipo divisórias vazadas.

Também é preciso lembrar dos espelhos decorativos. Alguns modelos estão em alta na decoração de interiores atual. O principal deles é o espelho redondo com alça. E ainda é interessante citar os quadriculados 3D, os em forma de mandala, os quadrados chanfrados e os tipo veneziano – muito sofisticados.

E para finalizar, é claro que devemos falar das luminárias. Em loja de decoração encontramos lindos modelos disso também. Bases de abajures que podem ser combinados com cúpulas diferentes.

Também os pendentes simples – como os aramados – e as bases para lâmpadas – onde as lâmpadas ficam como protagonistas, a exemplo dos modelos de LED com efeito 3D ou retrô.

decoração jovem com luminária de design diferenciado
Foto: Alex Bonilha e Tatiana Baroni

Utensílios e acessórios

Para ajudar a preencher os ambientes e fazê-los mais bonitos e funcionais, podemos focar sua compra nas ofertas de utensílios e acessórios.

Não poderia faltar nesta lista os vasos, copos, canecas e mais que servem para a montagem de arranjos, suporte para material de escritório, cozinha e mais. As caixas decorativas de diversos tamanhos. Bandejas decorativas. E até tábuas de carnes, mesas de café da manhã, travessas, fruteiras e colheres de pau podem ficar expostas para enriquecer a decoração.

utensílios de cozinha podem fazer parte da decoração
Foto: Lucas Pedó e A+F Projetos

O que podemos encontrar de melhor em lojas de decoração são os kits de peças, por exemplo, para banheiros e cozinhas. Os mesmos ajudam a pôr ordem nas superfícies de bancadas. E justamente por seguirem o mesmo padrão ajudam a deixar os ambientes com um visual mais clean.

kits para cozinha e banheiro ajudam a manter a organização e decoram
Foto: Viva Decora

Toalhas de mesa e roupas de cama

Algo que impacta demais as decorações de interiores são os itens têxteis. Essas peças são fáceis de serem trocadas e, desse modo, pode-se transformar rapidamente o visual dos cômodos de casa. E isso pode ser feito a cada nova estação, data comemorativa ou sempre que se precisa fazer a limpeza da casa.

O melhor é fazer conjuntos, combinando tudo para evitar a poluição visual. Mas se a ideia é alegrar mais a decoração e criar pontos de interesse, pode-se usar e abusar dos itens menores em cores vibrantes. Por exemplo, mantas, sobre leitos, capas de almofadas e fronhas, e kits de tapetes, como passadeiras.

roupa de cama e capas de almofada podem fazer toda a diferença na decoração
Foto: SP Estúdio

Móveis auxiliares

Para completar este artigo, queremos citar os pequenos móveis encontrados à venda em lojas de decoração. Uma das peças com mais possibilidades de uso são os banquinhos, que podem servir eventualmente de mesinhas laterais, pedestais para vasos. Já os bancos mais longos já funcionam bem como aparadores também. 

Modelos exclusivos de cadeiras podem ser usados como pontos focais em espaços especiais da casa. Uma ideia é torná-las protagonistas em cantinhos de leitura e café, extremidades de mesas de jantar, recepção em hall de entrada e até substituindo mesinhas de cabeceira.

banquinhos e baús podem ser usados como mesas laterais
Foto: Dado Castello Branco

São outras opções de móveis auxiliares vendidos em lojas de decoração: sapateiras, estantes de livros, pufes, nichos e prateleiras, aparadores, tripés para panelas e vasos de plantas.

Fonte: Lopes

Facebook | Instagram | Youtube