5 combinações modernas de cores para decorar sua casa

Conheça algumas das combinações de cores mais modernas para decorar e deixar a sua casa com um estilo impecável

sandman grande prairie jacuzzi king suite sofa bed 01 standard

Quer fugir das decorações neutras, mas ainda não sabe como fazer uma combinação de cores de casa simples e inovadoras? Então aqui é o lugar certo para você! Hoje selecionamos dicas e ideias maravilhosas de paletas que impressionam pela criatividade. Confira e renove a decoração.

LEIA MAIS:
As principais dúvidas de quem vai alugar um imóvel
3 passos para ter uma biblioteca em casa
Área gourmet: Dicas e inspirações para sua casa

Como montar paletas de cores modernas?

A melhor forma de montar a paleta de cores é por meio do círculo cromático.

O círculo cromático é composto pelas cores primárias (vermelho, azul e amarelo), as secundárias (verde, laranja e roxo) e as terciárias, que é a mistura entre os tons primários e secundários.

Ao analisar o círculo, você poderá pegar algumas combinações de cores, como:

  • Decoração monocromática: É composta por apenas uma cor, mas em diferentes tonalidades. Ou seja: decoração em tons de roxo (com enfeites em lilás, roxo vibrante e púrpura).
  • Cores análogas: São as que ficam ao lado uma da outra no círculo cromático, como vermelho e laranja ou azul e verde.
  • Cores complementares: Se você quer uma paleta de cores contrastante, invista nas cores complementares. Amarelo e roxo, vermelho e verde ou azul e laranja. São combinações bem vibrantes e intensas.

Baseado nisso, selecionamos as 5 paletas mais bonitas para usar na decoração – e dicas de como você pode aproveitar a mistura de cores para criar um ambiente de tirar o fôlego. Confira abaixo!

cores de casa e decoracao 3

Tons terrosos e Verde

Os tons terrosos, como o próprio nome indica, são tonalidades que remetem à naturalidade da terra. Eles variam entre o laranja, marrom e caramelo.

Por conta disso, você pode aproveitar para usá-los em conjunto com enfeites verdes para destacar a rusticidade e beleza na natureza. Experimente fazer como no projeto abaixo, onde a cor foi aplicada na parede por meio da pintura setorizada e o verde está presente nas plantas e poucos enfeites.

É a combinação perfeita para quem está planejando um ambiente rústico, não acha?

cores de casa e decoracao 4

Azul marinho e Salmão

Mas se a ideia for investir em decorações modernas, a combinação de azul marinho com salmão (ou outros tons de coral) é perfeita para você.

A dica para não errar na hora de usar essas cores intensas é escolher apenas uma delas para ser o grande destaque do espaço e deixar a outra para compor os detalhes.

Note que o ambiente abaixo é composto por uma parede azul e que o salmão aparece apenas nas flores do quadro e nos detalhes da cadeira. É algo sutil, mas que faz toda a diferença na composição do ambiente.

cores de casa e decoracao 5

Verde e Roxo

Ambas são consideradas “cores da moda”. O verde costuma ser usado para destacar a natureza, enquanto o roxo é a cor da criatividade e da transformação. A combinação dessas cores resulta em ambientes inspiradores.

A dica para fazer essa combinação do jeito certo é escolher uma cor de tonalidade vibrante e deixar a outra mais clara e suave, como o verde esmeralda com lilás, ou roxo com verde sage (um tom de verde mais suave e acinzentado).

Se você souber equilibrar os tons na decoração, não tem como errar na composição do espaço!

cores de casa e decoracao 6

Vermelho e Amarelo

O amarelo é alegre e divertido, já o vermelho traz sofisticação e paixão para o ambiente: é uma combinação única!

Se for pra escolher uma das cores para compor seus móveis, prefira o vermelho. Deixe o amarelo para compor alguns enfeites da decoração, como almofadas e pendentes.

Além disso, você pode fazer pinturas nas paredes que tenham essas tonalidades. As flores ficam lindas nesses tons.

Ah, e por se tratar de cores quentes, você pode incluir detalhes em laranja como forma de harmonizar ainda mais com o espaço.

cores de casa e decoracao 7

Laranja e Roxo

Laranja e roxo são opostos, é por isso que se destacam tanto na decoração. Use essa combinação apenas em ambientes alegres e criativos, como a cozinha e a sala de jantar – locais que as pessoas podem ver e se impressionar com a escolha de cores.

Aqui também é bom lembrar: deixe para usar a combinação nos enfeites da casa, assim você consegue trocar as cores com facilidade, caso queira renovar a decoração do ambiente de tempos em tempos.

Fonte: Lopes

Facebook | Instagram | Youtube