Imóvel de alto padrão: características e vantagens

Você já ouviu falar em imóveis de alto padrão? Essas propriedades possuem um mercado próprio e podem ser uma ótima opção de investimento

4.bd2e4713

Investir em imóveis de alto padrão é ter produtos diferenciados no mercado. Além da localização privilegiada deste tipo de empreendimento, os apartamentos e residências de luxo também contam com acabamentos e designs pensados ​​especificamente para o projeto.

LEIA MAIS:
As novidades do metaverso no mercado imobiliário
Mercado imobiliário ganha novas medidas em programas da Caixa
Como o ESG afeta o mercado imobiliário e as cidades

Em muitos edifícios, arquitetos conhecidos são responsáveis ​​por criar o projeto do imóvel. Como resultado, essas unidades adquirirem um charme especial e ainda são totalmente funcionais. Imóveis de alto padrão possuem valores patrimoniais mais elevados, e quem investe nesses empreendimentos está ciente do potencial de valorização de médio e longo prazo de casas, condomínios e apartamentos de luxo.

2600 2

O que é um imóvel de alto padrão?

O preço é considerado um dos principais indicadores de um imóvel de alto padrão. Mas nem sempre é assim, pois um simples condomínio antigo em uma localização privilegiada pode ter um valor maior do que uma mansão.

Claro que o valor do investimento é um fator importante, pois qualquer diferencial também tem um custo alto. Os imóveis de alto padrão se destacam pela localização e outras características, e ao contrário do que muitos pensam, o tamanho do imóvel nem sempre é considerado um parâmetro de luxo.

Isso porque existem apartamentos, lofts e estúdios muito compactos que são vendidos por milhões de reais, e o principal motivo dessa valorização é justamente a área onde o imóvel está localizado.

Quais são as características dos imóveis de alto padrão?

Para que um imóvel seja considerado de alto padrão, ele precisa ter algumas características específicas. Claro que não há regras, pois alguns itens podem ser mais modernos. Afinal, hoje em dia, as construtoras estão investindo pesado em tecnologia para facilitar a vida dos moradores.

Assim, as características que definem uma casa de luxo podem variar dependendo da idade do imóvel, do tamanho do construtor responsável e do tamanho da cidade. Mas quais são essas propriedades? Como eles afetam a qualidade de vida dos moradores? É o que veremos nos próximos tópicos.

Localização

Uma localização privilegiada é um dos principais atributos de um imóvel de alto padrão. Isso acontece porque os clientes desse segmento prezam pelo status que certas regiões oferecem, além da qualidade de vida. Assim, imóveis de luxo normalmente estão localizados em áreas nobres da cidade.

Os bairros voltados para esse tipo de construção costumam ter em seu entorno praias, parques e lagoas e são sempre muito visados pelos clientes que desejam investir em algo diferenciado. Outro fator importante que contribui para o alto valor de um imóvel é a segurança do local.

Além disso, o porte da cidade interfere bastante no preço e na valorização da propriedade. Por exemplo: investir em um imóvel de alto padrão em Belo Horizonte é bem diferente de aplicar seu dinheiro em uma casa de luxo em uma cidade do interior. Isso porque, além dos valores serem diferenciados, o conceito de luxo pode mudar de acordo com o padrão de vida e renda das pessoas que moram na região.

Serviços

Alguns condomínios de luxo oferecem aos moradores diversos serviços diferenciados. Acontece porque quem compra um apartamento ou casa por um valor tão alto quer se sentir especial. Por isso, é comum que haja dentro desses espaços spas, inclusive com massagistas para atender aos moradores.

O serviço de concierge — pessoa que fica à disposição dos moradores — também é uma característica de imóveis de luxo. Nesse tipo de empreendimento, há a presença de recepcionista, portaria 24 horas e manobrista, tudo para facilitar a vida dos moradores.

Acabamento

Outro diferencial de imóveis de alto padrão é o acabamento da unidade. Isso costuma fascinar grande parte dos clientes, pois os pisos e revestimentos são da melhor qualidade e, ainda, prezam pela elegância e bom gosto.

As áreas comuns dos prédios também têm um acabamento diferenciado, com pisos e paredes da melhor qualidade. Pedras e madeiras nobres são muito utilizadas nesse tipo de empreendimento. É comum que em prédios de luxo também haja esculturas, vasos e quadros para deixar a área externa mais charmosa.

Elementos da natureza como árvores, flores e folhagens também são comuns, já que deixam o ambiente mais bonito e aconchegante.

Infraestrutura

Quem deseja investir em um imóvel de alto padrão normalmente preza muito por conforto e segurança. Por isso, esse tipo de empreendimento deve ter uma infraestrutura completa, que conte com um monitoramento interno eficiente e moderno, além de uma área de lazer completa. Condomínios de alto padrão, em geral, não têm somente uma piscina e área para crianças, mas diversas opções de diversão para toda a família.

Arquitetura

Muitos clientes que procuram imóveis de alto padrão estão em busca de algo exclusivo. É como acontece com roupas e acessórios de grife, pois o consumidor quer se sentir especial e único. Por isso, prédios desenhados e assinados por arquitetos renomados são bastante valorizados aos olhos de pessoas mais exigentes.

Tecnologia

A tecnologia se faz cada vez mais presente no setor imobiliário, e os condomínios de luxo usam e abusam desses recursos para oferecer mais conforto e praticidade aos moradores. Há construtoras que criam, até mesmo, aplicativos específicos para cada empreendimento construído pela empresa.

Esses aplicativos permitem que os moradores controlem a distância o apartamento por meio do celular ou tablet, ou seja, eles podem apagar e acender luzes, fechar janelas, ligar e desligar o ar-condicionado mesmo sem estar em casa, apenas utilizando um aparelho móvel.

Os prédios altamente luxuosos utilizam tecnologia de ponta em toda sua infraestrutura como elevadores, portas, portões de acesso, alarmes de segurança e televisões. As áreas de acesso comum, em geral, têm internet sem fio para o uso dos moradores.

Como identificar um im%C3%B3vel de alto padr%C3%A3o 1

Quais as vantagens de investir em imóveis de alto padrão?

Comprar um imóvel é um investimento que sempre compensa sem risco. No caso dos bens de luxo, mesmo com mudanças e instabilidade econômica, os preços não mudam significativamente.

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir nesse segmento, listamos algumas das vantagens que você terá ao apostar na compra de uma casa de luxo.

Alta rentabilidade e lucratividade

Propriedades de baixa renda e de médio porte não são tão lucrativas porque suas avaliações não são tão boas quanto as de casas de luxo. Portanto, quem gosta de investir para ganhar dinheiro e ter a oportunidade de entrar nesse segmento de mercado provavelmente terá bons retornos.

Mercado em alta

O mercado de luxo está cada vez mais em alta e dificilmente sente as consequências das crises econômicas. Conforme um estudo divulgado pelo Sindicato de Habitação do Distrito Federal no terceiro trimestre de 2015, as vendas cresceram 32% em relação ao mesmo período de 2014. Isso porque em 2015 o mercado imobiliário se encontrava em plena crise, com imóveis encalhados em diversas partes do país.

Ainda segundo o sindicato, isso acontece porque as transações do mercado de luxo não dependem de financiamento imobiliário. Mesmo que os bancos limitem o valor da concessão de crédito em época de recessão financeira, pessoas interessadas em comprar casas e apartamentos de alto padrão têm recursos próprios para pagar a maior parte do valor do bem à vista.

Valor agregado

Como dissemos nos diferenciais, os imóveis de alto padrão são construções que possuem diversas particularidades que vão desde a arquitetura que muitas vezes é feita por profissionais famosos e bem requisitados no mercado. Aliás, esse também é um dos principais motivos da alta valorização desses imóveis: o design exclusivo, fato que chama muito a atenção de clientes mais exigentes.

Não são somente os detalhes estéticos que valorizam o bem, mas toda a infraestrutura do imóvel. Isso significa que você não está comprando apenas uma casa ou apartamento, mas design, elegância, exclusividade, conforto e bom gosto.

Investir em imóveis de alto padrão pode ser um ótimo empreendimento

Os imóveis de alto padrão possuem diversos diferenciais como uma localização privilegiada, recursos tecnológicos e projeto arquitetônico próprio. Esses fatores costumam atrair grandes investidores e o mercado costuma estar sempre aquecido, não sofrendo as consequências de crises econômicas.

Comprar um imóvel de alto padrão é um benefício que poucas pessoas têm, mas com o qual muitos sonham. Quem não quer morar em um local totalmente diferenciado e projetado pensando no bem-estar de seus moradores? Esse é um bom argumento para ser usado no momento de vender ou alugar um imóvel.

Fonte: Casa Mineira

Facebook | Instagram | Youtube