Taxa de registro de imóvel: o que você precisa saber?
Taxa de registro: Ao comprar um imóvel, é muito importante que o comprador leve em consideração os vários custos que vão muito além de apenas valor da casa.
LEIA MAIS:
MOVE: Viva a experiência do movimento com a S.A Imóveis
Comprar ou alugar um imóvel: o que vale mais a pena?
CredPago: alugue na S.A Imóveis com facilidade, rapidez e segurança
Dentre todos estes custos, a taxa de registro de imóvel é uma das que mais gera mais dúvidas para os compradores. Este processo é um dos fatores primordiais para que o cliente seja considerado oficialmente dono do imóvel, já que permite que o bem esteja registrado em cartório.
O que é esse valor, como ele é calculado e como realizar o seu pagamento? A S.A Imóveis te explica!
O que é a taxa de registro de imóvel
Ao comprar um imóvel, além da assinatura e validação do contrato de compra e venda, é preciso providenciar a escritura e o registro do imóvel. Para que este registro seja feito, é preciso que após lavrada a escritura (lavrar é o termo legal utilizado para a formalização de um ato jurídico relativo à vontade das partes) ela seja registrada em um cartório.
Desse modo, a escritura passa a ter valor jurídico e assegura o comprador como proprietário da residência. E todo este processo envolve o pagamento da chamada taxa de registro de imóvel.
Esse valor é tabelado, e cada Estado possui uma forma de cobrança diferente. No Estado de São Paulo, por exemplo, a média gira em torno de 1% do valor venal do imóvel.
O valor venal é o preço estimado pelo Governo, calculado com base nos dados da Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel. Ou seja, essa média não significa necessariamente que a taxa de registro será proporcional ao valor que será pago pela propriedade. O ideal é que o comprador consulte o valor da taxa real no cartório de registro de imóveis onde fará o processo, para que possa planejar o pagamento da taxa com segurança e sem surpresas.
Qual a diferença entre escritura e registro de imóvel?
A diferença entre a escritura e o registro de imóvel sempre gera muitas dúvidas, mas é importante lembrar que estes dois documentos são bem diferentes.
Escritura
Tema função de negociação. Nela, constam todas as informações relevantes como:
- imóvel que faz parte da transação
- partes envolvidas
- o preço da propriedade
- forma de pagamento,
- data de entrega das chaves
A escritura possui o registro de todos os detalhes acordados entre vendedor e comprador, sendo considerado um documento válido para que o cartório de registro de imóveis formalize as obrigações da negociação.
Registro do Imóvel
É o documento que contém o histórico da propriedade, obtido pela matrícula da propriedade. O registro transfere de maneira efetiva as responsabilidades do comprador, tornando-o perante a lei inteiramente responsável pela casa, terreno ou apartamento.
É muito importante que, antes do pagamento da taxa de registro de imóvel o comprador se certifique que não existam débitos para o imóvel, como taxas condominiais por exemplo, pois após a transferência do bem, ele será o responsável por sua quitação.
A S.A Imóveis sabe que faz parte das conquistas e realizações de seus clientes e amigos. Adquirir um imóvel requer muito investimento, por isso, é sempre importante lembrar dos custos, que vão além do valor imóvel.
Estamos prontos para te ajudar e tirar suas dúvidas. Consulte um de nossos corretores na hora de escolher seu imóvel, e finalize o seu negócio sem surpresas ou burocracia.