3 dúvidas sobre composição de renda

3 dúvidas sobre composição de renda
3 dúvidas sobre composição de renda 4

Você já deve ter ouvido falar em composição de renda na hora de fazer um financiamento de imóvel. Este recurso é muito usado por compradores para viabilizar a tão sonhada casa própria. Afinal, ter mais de uma pessoa contribuindo com a renda total do cliente, os bancos conseguem aprovar valores maiores, e o melhor: de acordo com o imóvel que você tanto sonha.

LEIA MAIS:
Vida financeira: 6 dicas para te ajudar a organizar a sua
A pandemia mudou sua relação com a sua casa?
Fiador: pra quê ele serve e como alugar sem ele?

Neste artigo, a S.A Imóveis aborda todos os detalhes sobre como juntar renda para um financiamento de imóvel, e explicar a importância dos ganhos mensais do cliente nas operações de crédito imobiliário.

296438 composicao de renda para financiamento aprenda como funciona

Quando utilizar a composição de renda?

A composição de renda para um financiamento imobiliário acontece quando há busca por melhores condições de financiamento. Geralmente com um familiar, como o cônjuge, por exemplo, se consegue aumentar orçamento total na hora de contratar uma linha de crédito. Os valores das parcelas estão sujeitos a análise de crédito de cada uma dessas pessoas, de acordo com a soma da renda de cada uma. Se aprovadas, elas podem comprometer até 30% de suas rendas somadas com as prestações do financiamento.

A política para composição de renda varia de banco para banco, mas a maioria das instituições costuma aceitar apenas parentes de primeiro grau, além de limitar a três o número de pessoas na composição de renda. É importante destacar que, uma vez quitada a dívida do financiamento, todos que compuseram a renda mensal se tornam proprietários do imóvel. Portanto, é preciso que haja uma relação mútua de confiança na hora de optar por este modelo.

Como comprovar as rendas?

Na hora de incluir a proposta de financiamento, as instituições solicitam do cliente todos os documentos capazes de comprovar renda conjunta. Isso inclui desde RG e CPF até papéis originais, como holerite dos últimos meses trabalhados, carteira de trabalho, extratos bancários e do FGTS.

Como esse é um processo que envolve mais de uma pessoa, todas devem apresentar os comprovantes solicitados. É importante que nenhum participante tenha qualquer tipo de restrição no nome, ou a concessão do crédito imobiliário pode ser barrada.

2015

Quais os principais benefícios da composição de renda?

A principal vantagem da composição de renda na hora de solicitar um empréstimo imobiliário é a possibilidade de adquirir um valor maior. Muitas pessoas não possuem renda bruta suficiente para comprar um bem de alto valor, mas juntando dois ou três orçamentos, a aquisição se torna possível.

Além disso, uma renda alta facilita a aprovação do crédito. Com a soma dos rendimentos mensais de duas ou mais pessoas, as instituições financeiras entenderão que o risco de inadimplência tende a ser menor.

Lembre-se sempre da importância de ter um bom planejamento financeiro antes de assumir qualquer dívida de grande porte, como a de um crédito imobiliário. Na hora de realizar seu sonho, não deixe de programar os gastos mensais com as prestações, despesas em cartório, impostos, entre outros.

E não se esqueça: a S.A Imóveis está presente em todos os momentos, desde a escolha até a finalização da compra do imóvel. Estamos ao seu lado para te ajudar a encontrar os melhores imóveis e a opção de crédito capaz de atender perfeitamente ao seu perfil.

Facebook | Instagram | Youtube