Vida financeira: 6 dicas para te ajudar a organizar a sua
Se você procura e quer ter uma vida financeira organizada, está no lugar certo: neste post, a S.A Imóveis destaca dicas super práticas para organizar não só suas despesas residenciais, mas também as pessoais, tão importantes quanto.
LEIA MAIS:
A pandemia mudou sua relação com a sua casa?
Fiador: pra quê ele serve e como alugar sem ele?
Outono: 5 principais tendências de decoração
Atualmente, diversos meios e aplicativos podem te ajudar a se planejar melhor. Mas adiantamos: o que você precisa mesmo para dar uma alavancada na sua vida financeira são objetivos claros, determinação e disciplina. Parece difícil, mas acredite: seguindo essas dicas, sua vida financeira ficará bem mais clara e simples. Além disso, adotar alguns hábitos pode mudar para sempre a sua maneira de ver a vida e o dinheiro.
Dicas para organizar sua vida financeira
Saiba quais são suas dívidas em atraso
Saber o valor exato dos seus compromissos em atraso é o primeiro passo pra traçar uma estratégia para melhorar sua vida financeira. Se você tem dívidas em atraso, como cartão de crédito, empréstimo pessoal, financiamento, entre outros, atualize os valores e os juros cobrados.
Negocie! Uma boa negociação fixa os juros e adequa as parcelas ao seu bolso.
Liste suas metas
Coloque no papel tudo o que gostaria de fazer. Escreva objetivos claros e possíveis, colocando-os na ordem do mais barato para o mais caro, e estabeleça uma data de alcance para cada um.
Liste seus gastos fixos
Identifique sua renda e pense em todas as contas que você tem que pagar todo mês. Inclua valores como financiamento, aluguel, condomínio, academia, água, luz, internet e demais despesas, como alimentação e produtos de limpeza, por exemplo.
Com este controle da sua vida financeira, você consegue organizar bem o seu dinheiro para não passar por nenhum sufoco depois.
Analise se os custos básicos estão dentro está dentro da sua realidade. O ideal é que os valores não ultrapassem 30% da sua renda.
Corte gastos desnecessários
Com um controle detalhado dos valores que entram e saem, você consegue analisar melhor e mais claramente onde consegue economizar.
Alguns gastos pequenos da rotina diária, se somados, acabam fazendo uma grande diferença no orçamento no fim do mês. A chance de economizar e terminar o mês com um saldo positivo é grande!
Crie uma reserva de emergência
Contar com uma fonte renda para o próximo mês e acabar não recebendo, de uma hora para outra.
Para se proteger dessa situação, é importante manter uma reserva de emergência correspondente ao valor que você precisa para um período de três a seis meses.
Um dos segredos para aprender a economizar é incorporar o ato de dar prioridade para você mesmo em seu orçamento.
Isso significa que, antes mesmo de pagar as suas dívidas daquele mês, você deve separar um valor que será economizado e guardado em sua reserva.
você não corre o risco de aguardar até o fim do mês e acabar não tendo dinheiro algum para a reserva.
Controle
Procure uma ferramenta de controle financeiro que faça sentido para você. Pode ser um aplicativo, uma caderneta, uma planilha – o importante é monitorar sempre!
Assim, você consegue identificar exatamente onde está gastando seu dinheiro. O planejamento é seu maior aliado.
Seguindo essas dicas, temos certeza que você está pronto para a organização financeira. Este esforço vai te assegurar um futuro mais confortável, com maior segurança econômica.
E para isso, conte sempre com a S.A Imóveis.