Universitário: Como se planejar financeiramente em 2020?

A S.A Imóveis te ajuda, universitário, a ter um planejamento financeiro organizado nesta nova etapa!

Passar no vestibular, encontrar o emprego dos sonhos ou simplesmente mudar de vida faz parte dos planos da maioria das pessoas. Afinal, esta época do ano é referência para novas fases, tanto pessoais como profissionais, e quando os nossos sonhos se realizam, todo o esforço é reconhecido.

A S.A Imóveis acredita nesse potencial, e apesar dos medos e dificuldades que uma nova etapa sempre traz, acredite: é fácil se organizar e manter todas as despesas em ordem.

Se você está deixando a casa dos seus pais para estudar, ou já mora sozinho e  simplesmente quer ter uma vida financeira bem organizada, está no lugar certo. A S.A Imóveis destaca nesse post dicas práticas para organizar não só suas despesas pessoais, mas também residenciais, além de disponibilizar gratuitamente uma planilha de controle de gastos.

Parece difícil, mas acredite: seguindo essas dicas e lançando sua receita e suas despesas na planilha, a vida ficará bem mais clara e simples.

Baixe a planilha de controle de gastos neste link. Depois, é só colocar em prática.

Tem um amigo (a) que também está nessa situação? Não deixe de compartilhar.

Crie o seu controle de orçamento universitário

Não queremos ser repetitivos, mas acredite: a planilha de controle é o primeiro passo para iniciar a organização financeira. Com ela, você passa a acompanhar todos recebimentos e gastos que faz ao longo da semana, ou do mês, dependendo da frequência.

Você consegue identificar exatamente onde está gastando seu dinheiro, o que pode diminuir, e quanto sobre por mês. O planejamento é o maior aliado não só do universitário, mas de todos.

7 dicas para a organizacao financeira de casa
Organização Financeira

Identifique sua condição financeira

Analise se os custos básicos universitários estão dentro está dentro da sua realidade. O ideal é que os valores não ultrapassem 30% da sua renda.

No caso de universitários que dividem apartamento, é interessante analisar se contribuição mensal é confortável para o bolso de todos.

8fc50ed4148b92bafabf35772162946e

Veja também:

Em 2020, a S.A Imóveis faz parte dos seus planos!

Vai morar sozinho pela primeira vez?

Estime os gastos fixos de moradia

Depois de saber qual é sua renda, pense nas contas que você terá que pagar todo mês como universitário. Estime preços de aluguel, condomínio, água, luz, internet e demais despesas, como alimentação e produtos de limpeza, por exemplo.

Com este controle, você consegue organizar bem o seu dinheiro para não passar por nenhum sufoco depois.

Casa ou apartamento?

Morar em uma casa tem vantagens que, para algumas pessoas, são imprescindíveis. A casa oferece um espaço maior e a ausência de vizinhos tão próximos faz com que, quem procure por uma sensação maior de privacidade, se sinta melhor em uma casa. Outros pontos a favor é o fato de que nesse tipo de moradia há um maior espaço para criar plantas ou ter algum animal de estimação..

Já morar em apartamento requer a aceitação de regras. Antes de alugar o imóvel, analise a rotina do local e veja se combina com o seu estilo de vida.  Para quem pretende morar sozinho, apartamentos podem ser uma alternativa mais segura.

Além do tipo de imóvel, existem também outros fatores que devem influenciar na escolha, como o preço, o conforto, a localização e a segurança. E para isso, a S.A Imóveis está à disposição para que você escolha a melhor opção.

casa ou apto capa

Comece a economizar

Com a sua planilha de gastos completa, identifique o quanto você gasta em comparação ao quanto recebe e analise todas as despesas que podem ser cortadas, para que você possa economizar e terminar o mês com um saldo positivo.

Você pode colocar o dinheiro que você economizou na poupança ou investir em produtos de renda fixa, que também são bem seguros, mas têm maior rentabilidade.

Seguindo essas dicas, temos certeza que você está pronto para mais esse passo. Planejar seus próprios gastos é uma experiência cheia de desafios e aprendizados, mas também pode ser uma fase muito incrível e divertida da sua vida. Aproveite cada momento e para isso, conte com S.A Imóveis.

começar a economizar