Imóvel de lançamento: como funciona e vale a pena comprar?

Comprar imóvel em lançamento pode ser um ótimo investimento, principalmente para quem quer fazer um bom negócio

Vantagens de comprar imovel no lancamento scaled

A opção de comprar imóvel em lançamento é cada vez mais procurada no mercado de imóveis. Quem busca um imóvel novo para comprar se interessa por esses empreendimentos já que não demandam reformas ou outras obras como um usado. Além disso, esses imóveis tendem a se valorizar ainda mais no momento da entrega da obra, sendo uma ótima opção para investidores.

LEIA MAIS:
O que é IGPM e como ele impacta nos preços do aluguel
Espaço maior ou emprego? Saiba por que o brasileiro muda de casa
O impacto Rússia x Ucrânia no mercado imobiliário e nos investimentos

O que é um imóvel em lançamento

Para explicar o que é um imóvel em lançamento precisamos lembrar que existem várias formas de se comprar um imóvel novo. No mercado você pode encontrar imóveis que já foram finalizados e estão prontos para morar. Além deles existem os imóveis em obras, ou seja, aqueles que ainda estão em construção e ficarão prontos em breve. A terceira categoria é a dos imóveis na planta, ou seja, aqueles cujas obras ainda não foram finalizadas.

Contudo, existe ainda a possibilidade de garantir uma vantagem única se antecipando e sendo um dos primeiros compradores do edifício, comprando o imóvel em lançamento. Esses imóveis são aqueles que acabaram de ser oficialmente anunciados. Trata-se de um investimento seguro a longo prazo.

Assim, um lançamento imobiliário é o momento de abertura das vendas de um empreendimento. É esse o momento para que o público conheça o projeto, que mesmo não estando pronto permite que o comprador tenha acesso a uma ideia geral do empreendimento por meio de ilustrações, showrooms, maquetes e decorados.

myinc.com.br lancamento de apartamentos

Fases do lançamento imobiliário

Antes da entrega das chaves de um imóvel, ele passa por quatro importantes fases: o pré-lançamento, o lançamento, a construção e imóvel pronto. Da concepção do projeto até você se mudar muita coisa acontece e é importante compreender cada etapa:

Pré Lançamento

Esse é o momento em que o empreendimento ainda não pode ser comercializado, pois ainda não tem o RI (Registro de Incorporação). Como as unidades ainda não podem ser vendidas, são feitas reservas para os clientes interessados, dessa forma, assim que o empreendimento for liberado para venda esses clientes terão prioridade na compra.

Lançamento

Assim que é possível ter o RI em mãos é possível oficialmente fazer o lançamento e iniciar as vendas dos imóveis na planta. É nessa etapa em que muitas construtoras capricham na divulgação, fazem estandes de vendas, panfletagem e muitas também montam um apartamento decorado para visitação.

Construção

É aqui que o empreendimento começa a sair do papel. A fase de construção dura em torno de 3 anos e é nesse estágio em que os compradores costumam negociar com a construtora personalizações na planta do seu apartamento.

Pronto para morar

Com o apartamento novinho e pronto para a sua mudança, é normalmente nessa etapa em que restam poucas unidades à venda, pois a maioria já foi negociada nas fases anteriores. É uma ótima opção para quem procura um imóvel novo mas tem pressa para se mudar.

As etapas de Lançamento e Construção são as melhores fases para o comprador adquirir uma unidade do empreendimento, seja para moradia ou investimento, pois nessas fases ele encontra mais facilidades de pagamento e depois de pronto o apartamento tende a se valorizar.

Vantagens de comprar imóvel em lançamento

Comprar um imóvel em lançamento pode ser um investimento bastante rentável. Ademais, outras vantagens desses empreendimentos podem ser destacadas:

Preço

Comprar imóvel em lançamento pode ser a fase ideal para aquisição. Isso porque esse é o momento em que as construtoras costumam fazer eventos especiais para apresentar os imóveis. Imóveis na planta costumam ser mais baratos, mas para além disso, nesses casos também existem maiores condições de financiamento e maior flexibilidade das parcelas. Desse modo, o investidor ganha mais tempo para quitar o valor da entrada até a entrega das chaves.

Escolha a unidade

Um lançamento imobiliário oferece aos compradores a possibilidade de escolher qual unidade e qual andar desejam adquirir. Assim, comprar imóvel em lançamento te permite optar por um apartamento com a vista que desejar, além de escolher outros pontos como a vaga na garagem. Se o que você procura é um imóvel em andares mais altos, existe uma maior chance de encontrá-lo ao comprar um imóvel na planta.

Personalização

Outra vantagem diz respeito a personalização do imóvel. Quando compramos um imóvel na planta existe uma maior possibilidade de personalizar e planejar de acordo com a sua necessidade. A vantagem de comprar em lançamento está justamente no fato de que quanto mais cedo a compra, maiores serão as opções disponíveis. Além disso, é possível criar um projeto de decoração com muito mais tempo para execução. Com tanta versatilidade em seu projeto, é impossível não criar um espaço perfeito para o que você precisa.

Alta valorização do imóvel

Investir no mercado de imóveis ainda é um dos investimentos mais seguros. A partir do momento que você adquire um imóvel, as chances de ele valorizar são enormes, principalmente se tratando de imóveis na planta. Estima-se que ao final da obra um imóvel pode render cerca de 30% a mais do que foi pago inicialmente. Isso aumenta, e muito, as chances de retorno financeiro.

Contudo, lembre-se que outros fatores interferem na valorização de um imóvel como a localização e tamanho do imóvel. Após a compra é possível se planejar para colocar o imóvel para locação ou até mesmo vendê-lo por um valor maior que o investido.

Documentação

Um problema comum para a maioria dos compradores envolve o enfrentamento de toda a burocracia da documentação de um imóvel. Para os imóveis em lançamento esse processo é simplificado. Isso acontece porque como a propriedade é recém-lançada não existe uma terceira parte envolvida, tornando assim a escritura de compra e venda dispensável. Ao realizar a compra de imóvel em lançamento apenas um contrato é assinado para formalizar a compra junto à construtora com menos burocracia e gastos com documentos.

Segurança no investimento

Investir em imóveis ainda é uma maneira bastante segura de aplicar o seu dinheiro. Isso porque a chance de retorno do investimento é alta. Além disso, fazer negócio com uma incorporadora ou imobiliária de confiança traz maiores garantias ao comprador do que adquirir um imóvel usado direto com o proprietário, por exemplo.

Disponibilidade

Uma grande vantagem é a disponibilidade das unidades nos edifícios. Ao comprar imóvel no lançamento você encontrará todas as unidades disponíveis, afinal, nenhuma foi vendida ainda. Isso é muito útil quando você deseja especificamente um apartamento. O melhor jeito de conseguir a unidade dos seus sonhos é ser o primeiro a comprar.

saiba como organizar as financas do casal para comprar uma casa

Cuidados na hora de comprar imóvel em lançamento

Como você pode ver existem diversas vantagens em se comprar imóvel em lançamento. Contudo, é importante tomar alguns cuidados para que o sonho do empreendimento não se transforme em um pesadelo. Lembre-se que você está adquirindo um produto em construção, algo que ainda não existe, mas que ainda assim deve apresentar uma série de documentações, sendo eles:

  • Registro de Incorporação do Imóvel;
  • Plantas aprovadas;
  • Certidões negativas de débito;
  • Comprovação de propriedade do terreno;
  • Demandas legais de acordo com cada município.

Por isso, é fundamental realizar uma pesquisa detalhada sobre a construtora do empreendimento antes de fechar negócio. Para isso verifique projetos anteriores, a opinião de antigos clientes sobre a construtora – a internet será sua aliada nesse processo. Além disso, é importante checar se as obras anteriores foram entregues no prazo e qual o nível de qualidade construtiva dos empreendimentos. Além disso, será preciso ter paciência. A fase das obras pode gerar ansiedade nos compradores, mas lembre-se que o empreendimento possui muitas vantagens o que compensa a espera da construção do imóvel.

Fonte: Casa Mineira

Facebook | Instagram | Youtube