Como decorar um imóvel alugado?

 

Atualmente, as novas gerações estão encarando o aluguel como estilo de vida. E dependendo da situação, alguns detalhes do imóvel escolhido podem não agradar o seu gosto pessoal: a cor das paredes, o piso, ou o desgaste das janelas. Então, é hora de decorar.

A decoração do imóvel alugado é parte fundamental para deixar o ambiente com personalidade, acolhedor e aconchegante. O importante é que o lar escolhido deixe de ter aquela impressão “provisória” para quem opta pelo aluguel.

A S.A Imóveis acredita que esta missão pareça difícil, não é impossível. Lembrando que, quando se aluga uma propriedade, deve-se pensar também no dia de sua devolução, já que é preciso entregá-la do mesmo jeito que a encontrou no dia da mudança.

O segredo é investir em opções que possam ser retiradas futuramente, ou apostar em recursos que possam ser reaproveitados em outro lugar.

Para que a sua casa fique com a sua cara, a S.A Imóveis pesquisou e lista aqui as melhores dicas para decorar um imóvel alugado. Confira!

Pinte as paredes

Para deixar um ambiente agradável sem ter que investir muito, aposte na pintura. Prefira tintas acetinadas, pois elas não deixam transparecer muitos defeitos, já as toque de seda ou leve brilho acentuam qualquer imperfeição. Vale ressaltar que quanto mais escura for a tinta escolhida, mais demãos deverá ser dada para cobri-la ao devolver o imóvel.

pintar parede

Invista em móveis práticos

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer ao decidir morar de aluguel é investir em móveis práticos, que tenham fácil montagem e desmontagem, e possam ser dispostos e utilizados de diversas formas. Isso facilita a alteração do visual nos ambientes e passa mais tranquilidade, caso seja uma futura mudança seja necessária.

Além da praticidade, os móveis devem ter um tamanho regular, nem grande, nem pequeno demais, para facilitar seu encaixe ajustado nos diversos ambientes e ter um design que seja do gosto da pessoa, claro.

Use tapetes para decorar

Os tapetes são excelentes alternativas para quem não gosta do tipo do piso do imóvel alugado ou para esconder defeitos, como rachaduras, arranhões e manchas. Além de trazerem mais beleza ao ambiente por dar a possibilidade de escolha de materiais, cores e estampas, conviver em uma casa com tapetes é uma delícia: eles estimulam o tato dos pés ao circular descalço, promovem conforto térmico e melhoram a acústica do ambiente.

Great Room Rug Option 1280x640 1

Utilize prateleiras e nichos

Se o espaço é pequeno, faça das paredes suas aliadas! Aproveite todo e qualquer espaço que conseguir apostando em nichos, armários e prateleiras. Existem vários tamanhos e modelos modulados que podem ser retirados quando o imóvel for devolvido.

kit de prateleiras e nichos c suporte invisivel 9 unid D NQ NP 789001 MLB20265463214 032015 F

Invista em abajures e luminárias

Um dos quesitos básicos a ser reparado antes de alugar um imóvel é a iluminação. Atente-se se a fiação do local não apresenta problemas, ou se a distribuição das saídas de luz são adequadas, para evitar dores de cabeça futuras.

Usar abajures e luminárias como iluminação complementar em grande parte dos imóveis alugados é muito comum para decorar, pois na maioria deles uma iluminação central muitas vezes não é suficiente.

Escolha as peças que mais gosta e valorize seu ambiente.

sala iluminada1

Fotos, quadros e pôsteres

Quadros e pôsteres deixarão sua casa mais colorida e com uma sensação de preenchimento na hora de decorar.

No mercado existem várias opções de ganchos para quadros que são fixados com adesivo, uma alternativa para o prego que danificaria a parede. Também fica bonito fixar os posteres com fitas coloridas, assim fica ainda mais barato decorar a casa alugada.

Escolha imagens bonitas e faça uma bela combinação de posteres na sala. Isso muda totalmente a cara do ambiente!

ideas decoracao casa quadros

Almofadas coloridas

Se o seu sofá é neutro, cubra com almofadas e mantas coloridas. Assim, você concentra o foco num ponto da sala e deixa a decoração fica bem mais viva e alegre.

Cortinas

Não deixe suas paredes sem nada. Abuse das cores nas cortinas para decorar! Elas vão quebrar o branco e deixar a sala e os quartos muito mais aconchegantes.

Faça um jardim vertical

Além de ser funcional para decorar, um jardim vertical pode ser instalado em qualquer lugar, até mesmo em ambientes pequenos, por ser compacto. Os benefícios também são inúmeros: melhoram a qualidade e umidade do ar, criam um isolamento acústico e você pode ter temperinhos sempre à mão. É importante escolher as  espécies adequadas para cada local, para que o jardim dure por bastante tempo.

Com criatividade, bom gosto e opções certeiras, o que parecia impossível tornou-se alcançável. A S.A Imóveis quer saber sua opinião: gostou das dicas? Como é a decoração do seu imóvel? Conte pra gente!