Como valorizar o seu imóvel antes de uma venda ou arrendamento
Entenda como é possível valorizar o seu imóvel para facilitar sua venda ou arrendamento
O ato de colocar um imóvel no mercado, quer seja ele de venda ou arrendamento é bastante simples, especialmente quando conta com a ajuda de uma imobiliária.
LEIA MAIS:
Como é calculado o valor do seu condomínio?
Dicas para fazer a escolha correta de móveis na hora de decorar sua casa
Como explorar os espaços de apartamentos compactos
No entanto conseguir o maior valor possível por ela em ambos os casos nem sempre é o mais fácil e a imobiliária só pode ajudar até certo ponto.
Pode lhe parecer um pouco contraditório, mas renovações são um fator decisivo muitas vezes para conseguir o melhor negócio possível.
“Mas como assim!? Eu quero ganhar algum dinheiro, não quero gastar mais!”
O lema de que é preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro aplica-se aqui e por uma razão muito simples: o tempo passa e o seu imóvel vai demonstrando isso.
Abrir os espaços do imóvel
Este deve ser o item da lista que mais dispendioso vai ser, mas também será talvez o que mais fará a diferença, especialmente em casas mais velhas.
Antigamente as divisões eram mais pequenas do que nos dias de hoje e existia uma necessidade grande de compartimentar muito o espaço, ficando assim com mais paredes e espaços menores.
Nos dias de hoje procura-se casas com uma planta mais aberta, onde se possa sentir que os espaços são maiores.
Dito isto, talvez seja uma boa ideia abrir o espaço e ligar a cozinha com a sala de estar ou então desistir da sala de jantar formal.
Outra opção é aproveitar melhor as vistas, se possuir, e substituir as paredes exteriores da sala, por exemplo, por janelas ou paredes de vidro.
Remodele a cozinha e/ou as casas de banho
Estes dois lugares são onde se vê mais que o tempo passou e as modas mudaram, sendo que nada lhe trará mais retorno numa renovação do que investir nestas duas coisas.
Modernize, deixe o espaço com um aspecto mais amplo e limpo.
Você como utilizador e se já procurou um lugar para morar sabe que uma das primeiras coisas que olhou foi para o estado e aspecto destas duas divisões.
Mobilhe a casa
Uma casa mobiliada tem muito mais o aspecto de um lar que apenas paredes.
Aqui tem que ter cuidado para não personalizar muito, porque cada um tem os seus gostos e quanto mais personalizado, menor será o seu público-alvo.
Opte por materiais que tenham uma maior resistência e durabilidade caso vá arrendar, mesmo que possam custar um pouco mais porque assim irá compensar-lhe mais a longo prazo.
No arrendamento também é uma boa ideia procurar coisas de 2ª mão ou em promoção. Desde que a qualidade seja boa e esteja em bom estado não tem porque não o fazer.
Se procurar, vai certamente encontrar muitas pessoas que decidiram fazer o mesmo que você ou semelhante, compraram um imóvel, estão a remodelar a cozinha e precisam vender tudo e talvez até seja muito boa, apenas querem outro estilo.
Mudanças mínimas exigidas
Caso não tenha mesmo dinheiro para grandes mudanças, então pelo menos garanta o mínimo para conseguir vender a sua casa por um valor justo.
Pintura das paredes caso estejam com alguma rachadura, pintar com cores neutras e algumas paredes de destaque, certificar-se que a casa não tem problemas elétricos, fugas de água, etc.
Coisas simples como estas não irão valorizar o seu imóvel, mas impedirão que ele desvalorize ou que fique parado no mercado sem ninguém querer comprar.
Não se esqueça de valorizar a localização…
Umas localizações são melhores que outras, isso é um fato.
No entanto quase de certeza que existe sempre algo de bom na localização do seu imóvel, mesmo que sejam coisas mínimas como proximidade a escolas, supermercados, restaurantes, etc.
Muitas vezes podem ajudar bastante na hora de convencer o comprador que o seu imóvel é o indicado para ele.
Se tiver algum ponto turístico perto poderá também servir de vantagem na venda.
Fonte: Lopes