A árvore de Natal decorada de sua casa não pode ser só mais um item das suas festas de final de ano. Montá-la deve ser um ritual a ser apreciado com toda a família. E, inclusive, este elemento deve ser colocado em um local de destaque na casa.
LEIA MAIS:
3 sinais de que chegou a hora de investir em decoração
3 dicas para decidir o acabamento da sua casa
4 dicas para escolher as cores certas para o seu ambiente
Até porque o pinheirinho simboliza uma das mensagens mais bonitas desta tradição, que é ‘vida e esperança’ – já que esta é a única espécie de árvore que consegue manter suas folhas mesmo no frio intenso.
O texto a seguir traz uma lista, que não fala apenas sobre regras de decoração, mas como tornar o ato de decorar para o Natal algo cheio de amor. Veja como fazer este momento do ano ser muito mais especial para você e sua família.
Use a criatividade para criar algo único
Certamente, você quer que a sua decoração de Natal seja a mais linda possível. Porém, um efeito assim só pode ser obtido – ou só pode ser percebido deste modo – quando o processo todo de decorar é realizado com amor.
Sua mente e coração precisam sentir que este momento não era de obrigação, mas de lazer. Aproveite a ocasião para explorar a sua criatividade e habilidades manuais, além de exercitar o seu senso de bom gosto.
Portanto, a primeira dica que damos para a montagem da sua árvore de Natal é não tratar essa atividade como algo extremamente profissional. A árvore perfeita não é aquela “estilo shopping center”, simétrica e perfeita em todos os seus detalhes.
Na verdade, é aquela que representa uma mensagem positiva e que simboliza a relação de uma família que se ama de verdade. E esse ‘amor e fé’ pode ser representado através dos enfeites, das luzinhas e tudo mais.
Escolha um local valorizado para a montagem da árvore de natal
Árvore de Natal não é nada para ser exibido para visitas. Devemos lembrar que este elemento é um dos mais importantes símbolos desta festa, representando vida e esperança.
Seus enfeites também podem ser carregados de significados. E observá-los pode trazer grande alegria e até tornar mais tranquila a rotina familiar neste período do ano. As crianças é que vão admirar mais as árvores de Natal.
Por isso, podemos considerar colocar a nossa árvore não necessariamente na sala, mas no quarto, no home office ou em outro ambiente íntimo da nossa casa.
A árvore de Natal da sua casa pode ficar em um cantinho mais escuro, para ajudar a destacar as luzes no período da noite. Outra ideia é deixá-la perto da janela, expondo-a para os vizinhos para compartilhar o espírito do Natal.
Seu coração é que deve mandar nessa escolha. Só considere a decoração existente ao redor, para não comprometer nem harmonia visual, nem a harmonia espacial do local – ou mesmo a segurança da família.
Selecione enfeites pensando na mensagem a ser transmitida
Você já escolheu que árvore quer montar e onde, quer montar a estrutura deste elemento. Chegou a vez de escolher os enfeites para essa árvore. Essa é a etapa mais divertida da decoração.
E o que deve ser considerado? Como dissemos antes, as características da decoração local – por exemplo, considerar o estilo e a paleta de cores do ambiente de modo a combinar as peças escolhidas. Mas também é preciso refletir sobre a mensagem que deseja transmitir com essa decoração. Seria diversão? Fé, amor e união?
Responder a estas perguntas deve fazer você definir de vez a temática da decoração da árvore de Natal da sua casa, facilitando a lista de compras de itens nas lojas.
Eis os estilos mais populares de decoração de árvore de Natal:
- Clássico, com bolas e adereços nos tons em vermelho e dourado.
- Tradicional, com laços com estampa xadrez, biscoitos e bonecos de neve.
- Infantil, com bichos de pelúcia, bonecos de tecido e luzes coloridas.
Envolva toda a família na decoração da árvore
Mesmo que você prefira comprar tudo pronto nas lojas, é fundamental tentar envolver toda a família nessa tarefa de decoração.
Como bem lembramos antes, esses enfeites espalhados por nossa casa não devem ser apenas vistos, mas sentidos. As pessoas tendem a admirar mais aquilo que elas mesmas fizeram. O legal é justamente poder usar a estrutura da árvore para contar uma história. E o conto deste Natal é por quanto a família toda está envolvida nesse amor.
Nesse sentido, vale a pena considerar alternativas diferentes de enfeites de Natal para a árvore. Isso vale para produtos de trabalhos manuais, itens herdados e algumas ideias bem especiais que extraímos dos exemplos deste texto. Por exemplo, usar fotografias, iniciais de letras e até pequenos pertences pessoais representando os diferentes membros da família.
Espalhe os elementos de cima para baixo
Agora vamos para a construção desta decoração. Pois bem, quanto maior a estrutura da árvore de Natal, mais difícil é a sua montagem, devendo ser feita preferencialmente de cima para baixo.
Já na hora de espalhar os enfeites, recomendamos que você comece pela ponteira ou seteira da árvore. Depois, vá espalhando o cordão de luzinhas em sentido espiral de cima para baixo, garantindo que a união dos fios aconteça no centro na parte de trás da árvore.
Na sequência, preencha as áreas vazias maiores com ramos de flores, pinhas e festões. Então, comece a pendurar os enfeites – não precisa preencher os 360° da árvore, dê prioridade aos lados em que ela será observada – privilegie principalmente a região na altura dos olhos, por volta de 1,50 ou 1,70 metros. A ordem de colocação dos ornamentos é inversa – de baixo para cima -, sempre começando pelos elementos maiores, como bolinhas e laços.
Dê os últimos toques pensando no cenário final
A árvore de Natal da sua casa não precisa ser sobrecarregada de enfeites; você pode fazer bom uso de um número reduzido de itens.
O importante é que as pessoas não consigam enxergar a estrutura central dessa árvore. Por isso é tão importante tentar abrir ao máximo os galhos da árvore para preencher todos os vãos – isso se o pinheirinho for artificial, claro. O arremate pode ser dado com ajuda de cordões multicoloridos e brilhantes – esses sim podem seguir soltos sobre a árvore, em ziguezague.
Fonte: Lopes