Banheira: Saiba como montar um projeto relaxante
Conheça algumas particularidades para montar um projeto de banheiro com banheira bonito e relaxante
Você sonha em ter um banheiro com banheira? Por muito tempo esse tipo de projeto foi associado a casas de luxo, mas a verdade é que esse sonho é mais acessível do que você imagina.
LEIA MAIS:
As pendências mais comuns em transações imobiliárias
Divisórias de drywall: Conheça as vantagens para seu projeto
Sofá: como escolher o modelo ideal para seu imóvel
É possível encontrar banheiras pequenas que podem ser instaladas em banheiros compactos sem precisar fazer uma reforma completa. Tudo que você precisa fazer é escolher um modelo nas medidas mais adequadas para seu projeto e checar o sistema de água para evitar vazamentos.
Para te ajudar a realizar o grande sonho de ter um banheiro com banheira, selecionamos aqui algumas dicas de como montar um projeto bonito e mega relaxante. Confira e comece sua reforma!
Dicas para montar um projeto de banheiro com banheira
Planeje o espaço
Tire as medidas do banheiro para qual é o layout que otimiza mais o espaço. Porém, considere as ligações hidráulicas e elétricas para planejar onde ficará o chuveiro, a banheira e o vaso sanitário.
Caso esteja planejando uma reforma, é neste tópico que você poderá pensar quais serão os melhores pisos e revestimentos. Lembre-se que o banheiro é uma área molhada, então o piso precisa ser antiderrapante para evitar acidentes.
Uma dica para ganhar espaço é usar as paredes para instalar prateleiras e nichos no lugar de ter um gabinete que ocupa muito espaço na decoração.
Escolha o melhor modelo de banheira
Outro passo importante do planejamento é saber escolher o melhor modelo de banheira para seu projeto. E não estamos falando apenas do formato, que pode variar entre retangular, quadrado e de canto (inclusive, a banheira de canto é perfeita para projetos compactos), mas de como será a instalação da peça no seu espaço.
Abaixo, selecionamos os 3 principais modelos para você conhecer um pouco mais:
- De imersão: é o modelo que possui um sistema de instalação mais simples, dispensa uma reforma completa para instalar pontos de saída e de esgoto. A vantagem é que você pode colocar a banheira com facilidade no projeto.
- De alvenaria: este modelo requer uma estrutura de apoio e piso mais resistente pois é uma banheira pesada. É necessário fazer uma reforma completa para incluí-la no projeto.
- Hidromassagem: se você tem como investir um dinheiro a mais no projeto, não deixe de comprar um modelo com hidromassagem. É relaxante e há uma grande variedade de formatos para adaptar no ambiente.
Instale um box
Não tem jeito, usar a banheira acaba molhando todo o banheiro. A solução para evitar que isso aconteça é instalar a banheira perto do chuveiro para separar a área molhada do restante do banheiro.
Contudo, esse layout pode anular o uso de um dos dois equipamentos enquanto o outro estiver ligado. Se você não tem problema quanto a isso, invista nesse tipo de projeto sem medo!
Fique atento às medidas para instalação da banheira
Para ter uma banheira tradicional, sem hidromassagem, o banheiro deve ter no mínimo 1,90m por 2,20m. Você até encontra modelos de imersão menores, mas é preciso checar se eles não vão atrapalhar a circulação do espaço antes de instalar.
Em banheiros maiores que as medidas que citamos acima, você tem mais liberdade para escolher o modelo, mas não esqueça de considerar a circulação. O banheiro tem que ser um local com espaço suficiente para qualquer pessoa entrar e se movimentar dentro dele.
Fonte: Lopes