Animais de estimação em apartamento – quais os principais cuidados?

Como vocês sabem, a S.A Imóveis adora animais e sempre pensa nos melhores cuidados para que o seu lar seja o melhor lugar para o seu melhor amigo.

Cuidar de animais de estimação em apartamento é um grande desafio. Muitas pessoas mudam completamente a organização do lar só para comportar melhor seus bichinhos. Afinal, tudo vale a pena para ter essas companhias tão agradáveis por perto, não é mesmo?

pet sa imoveis botucatu

Neste post, separamos algumas dicas de cuidados para quem tem animais de estimação em apartamento. Assim, você e seu pet ficarão em perfeita sintonia.

Faça um período de adaptação

Se você pretende fazer uma mudança para apartamento, saiba que é absolutamente normal que seu bichinho estranhe esse novo espaço. Sendo assim, um período de adaptação pode ser muito válido para que o pet se ambiente ao local. Se possível, leve-o ao apartamento algumas vezes antes de se mudar e fique um tempo com ele em todos os cômodos.

Consulte o  regulamento do condomínio sobre animais

Saber das regras específicas do condomínio deve ser uma das prioridades de quem vai morar em apartamento. Portanto, procure saber exatamente o que diz o regulamento do seu prédio a respeito do fluxo de animais nas áreas comuns, como halls, elevadores e espaços de lazer.

Não descuide da sujeira

Essa dica vale tanto para dentro de casa quanto para as áreas externas do prédio. Afinal, as necessidades de seu bichinho podem ser muito incômodas, sujando o chão e deixando aquele odor nada agradável.

Se for passear na frente do prédio, por exemplo, lembre-se de levar consigo um jornal ou sacolinha plástica.

Faça pequenos ajustes no apartamento

Ter pets no apartamento pode demandar alguns ajustes na casa. Um piso mais fácil de limpar, por exemplo, é extremamente bem-vindo, ao passo que tapetes e carpetes podem complicar a sua vida. Também é válido estabelecer um espaço exclusivo para seu animal de estimação, como um cantinho onde ele possa dormir e brincar à vontade.

pet sa imoveis botucatu 3

Monte um banheiro para o seu animal de estimação

Nesse caso, a ideia é separar um espaço onde seu bichinho possa fazer as necessidades sem sujar o apartamento.

Caso tenha gatos, a boa e velha caixinha de areia resolve o problema. Se você tiver um cão, considere tapetes higiênicos descartáveis, comercializados justamente para essa finalidade. Camadas de jornal também podem servir, apesar de não serem tão práticas.

Instale telas de proteção

Mais do que conforto, você também quer que seu bichinho de estimação tenha segurança, certo? Desse modo, instalar telas de proteção é imprescindível, principalmente se você mora acima do térreo, nos andares mais elevados.

Adestre seu pet

Quando se fala em adestramento, muitas pessoas imaginam aqueles animais de cinema que praticam esportes e obedecem a todas as ordens de seus donos. Essas habilidades não são necessárias para melhorar o convívio com o seu animal. No entanto, ensinar certos comandos tende a ser extremamente útil em diversas situações.

pet sa imoveis botucatu 2

Você precisa, por exemplo, que ele obedeça quando você pedir para sair da cozinha ou descer do sofá. Se ele já tiver um certo tempo de vida, o ideal é buscar um profissional capacitado para essa finalidade. Assim, você evita o estresse e poupa seu tempo.

Certifique-se a respeito do espaço

Um dos grandes problemas em ter animais de estimação em apartamento é o espaço disponível para o pet brincar e se entreter. Nesse sentido, gatos geralmente se adaptam com mais facilidade. Cachorros, dependendo do porte, necessitam de uma área maior.

Se o ambiente for muito reduzido, cabe a você passear e brincar frequentemente com o seu bichinho. Isso evitará que ele se estresse, fique doente ou sofra com outras complicações do gênero. Criar um pastor alemão ou um labrador, por exemplo, em um apartamento de poucos metros quadrados será ruim não só para ele, mas também para você.

É perfeitamente possível cuidar de animais de estimação em apartamento. Basta tomar alguns cuidados! Assim, você e seu bichinho serão felizes e poderão aproveitar todo o aconchego do lar.

Você tem animal de estimação em apartamento? Conta pra gente!