Mitos e verdades sobre a locação de imóveis

O nosso momento atual, onde vivemos em função da pandemia do novo coronavírus, acaba destacando muitas dúvidas e inseguranças no que se refere a alugar imóveis. E nunca se sabem quais são os mitos e as verdades.

De fato, a pandemia impactou o mercado imobiliário, assim como vários outros setores da economia. Contudo, é preciso ter muita cautela na hora de analisar este cenário, uma vez que existem alguns mitos sobre a locação de um imóvel neste contexto.

Além disso, quando se pensa em conquistar um novo espaço, existem diversas decisões a serem tomadas. Sua escolha deve ser feita com segurança, e de forma sensata.

mito ou verdade 01

E com certeza você já ouviu a frase “morar de aluguel é jogar dinheiro fora”, e por isso, a S.A Imóveis preparou essa matéria explicando os mitos e verdades sobre a locação de imóveis neste momento.

Mitos e verdades

Este é um bom momento para ir em busca de um imóvel para alugar?

verdade Verdade! Algumas boas oportunidades podem aparecer, e quem estiver atento será beneficiado por saber aproveitar dessas circunstâncias excepcionais para fazer bons negócios.

E isso, sem dúvida alguma, vale para o aluguel de imóveis, uma vez que será possível conseguir melhores condições como descontos no valor do aluguel, flexibilidade com as datas de mudança e/ou de pagamento e ainda negociações em relação às benfeitorias que se façam necessárias no imóvel.

Não basta apenas saber aproveitar o momento, já que é necessário ter condições financeiras para buscar imóveis mesmo diante da crise imposta pela pandemia. Mas, quem tiver capacidade econômica deve se deparar com boas chances de negócios.

Alugar imóveis na crise é uma atitude de risco para o locatário?

falso Mito! Esse é um dos grandes mitos. Não há motivos razoáveis para pensar que o locatário corre riscos ao alugar imóveis neste momento, uma vez que, na prática, os trâmites e procedimentos serão os mesmos a serem adotados mesmo quando o contexto em que vivemos está dentro da “normalidade”.

Na realidade, este cenário tende a abrir margem para conversas e negociações bastante vantajosas para quem pode fazer esse tipo de transação comercial durante essa fase.

Posso encontrar boas oportunidades durante a pandemia?

verdade Verdade! As chances de encontrar um imóvel com melhor custo-benefício durante a pandemia são grandes.

Como vimos, alugar imóveis neste momento pode sim ser uma excelente oportunidade para quem deseja se mudar para um local mais confortável ou para quem está buscando por condições mais favoráveis para negociar o imóvel dos sonhos.

Capa

Pagar aluguel é jogar dinheiro fora

falso Mito! Esse é um dos maiores mitos. Essa ideia costuma vir junto com o argumento de que pagando uma prestação, pelo menos você estará pagando pelo que um dia será seu.

Por ser mais barato alugar, você consegue morar em bairros mais valorizados, próximos aos centros e ao seu trabalho, tornando a rotina diária mais dinâmica e rápida.

Se você é jovem, e sua carreira ainda está em fase de consolidação, pode ser vantajosa a flexibilidade de ser inquilino, e poder mudar de cidade a qualquer momento. Além disso, o inquilino não precisa se preocupar com reparos estruturais ou com a manutenção do imóvel.

Pensando nessas vantagens, o aluguel não deixa de ser um investimento, já que os locadores são responsáveis apenas pela manutenção e conservação do imóvel, não tendo que arcar com despesas extraordinárias.

O locatário não é responsável por todas as despesas

verdade Verdade! De acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário paga o aluguel, as contas de sua utilização, como água, luz, internet, e também os gastos com condomínio relacionados à manutenção, conservação, limpeza.

Já o proprietário cuida de obras de reforma e estrutural, se for um condomínio, melhorias nas áreas comuns, como jardins. Ou seja, cada um tem sua parte com as despesas, nem tudo é responsabilidade do inquilino.

O aluguel permite flexibilidade

verdade Verdade! O aluguel é a opção mais recomendada para quem precisa de flexibilidade. Mesmo tendo que cumprir o período delimitado no contrato, é muito mais fácil trocar de moradia, cidade, estado ou até país quando o imóvel é alugado.

Profissionais recém-formados, casais sem filhos e pessoas que moram sozinhas têm mais liberdade para dar continuidade aos estudos ou aceitar novos desafios na carreira profissional alugando um imóvel. 

Agora que você já conhece todas as vantagens, não perca tempo: procure a S.A Imóveis e conheça todas as nossas opções!