A S.A Imóveis te explica passos simples para avaliar a incidência solar no imóvel

Quem já morou em um imóvel com pouca incidência solar sabe a falta que um solzinho faz – armários mofados e luzes ligadas quase o dia todo são alguns dos prejuízos. Em compensação, um imóvel onde bate sol durante o dia todo traz lucro.

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), a boa incidência solar pode implicar uma valorização do imóvel de até 10% em relação aos prédios com pouca iluminação.

Mas como avaliar esta condição na hora de escolher o imóvel?

Nós, da S.A Imóveis, te explicamos!

Se a face do imóvel estiver voltada para o norte, a incidência solar será maior. Essa iluminação pode garantir uma economia com a conta de luz, já que os raios de sol estão presentes na casa durante o dia todo. Já os imóveis voltados para o sul podem ser mais frios e menos claros.

sa janela luz casa

No entanto, é preciso ficar atento para armadilhas: não adianta investir um pouco mais pela face norte do empreendimento se ele for obstruído por outros prédios e construções próximas.

Ao encontrar um empreendimento com iluminação em todos os ângulos, decida por investir em um imóvel em que os cômodos de maior permanência da casa estejam a favor do sol, como a sala. Em alguns imóveis, a sala é agregada à varanda ou sacada, que aumenta a área social. Com boa incidência solar, esse espaço terá calor, luz e condições adequadas para o cultivo de plantas.

Nos quartos, é interessante contar com temperaturas mais amenas, mas isso não significa que o sol não seja bem-vindo ali. Basta uma proteção para controlar essa incidência solar, como uma cortina ou persiana blackout. Já a lavanderia e os banheiros, por serem ambientes mais úmidos, devem receber luz solar o dia todo.

sa imoveis quarto projeto i erica salguero erica salguero 3

Outra alternativa para melhorar a experiência com o imóvel é aliar a boa incidência solar com a análise dos ventos predominantes em cada região. Dessa forma, você poderá tirar proveito dos recursos naturais ou evitá-los em alguns ambientes, caso achar necessário.

Confira algumas dicas para fazer uma avaliação precisa e escolher o melhor imóvel!

Avaliação de incidência solar pela planta do imóvel

Todo projeto conta com representações gráficas para demonstrar a configuração dos ambientes, o tipo de material empregado em cada processo, os detalhes da estrutura e do sistema elétrico, entre outros aspectos que facilitam o entendimento da obra.

Na planta baixa de um imóvel, por exemplo, é possível verificar a posição dos cômodos e suas respectivas aberturas (quantidade e dimensões das portas e janelas). Portanto, vale a pena solicitar esse documento para observar onde ficam os pontos mais iluminados da unidade.

Já a planta de localização pode ser analisada para entender a implantação da obra no lote, com base na indicação do norte. Ela também fornece informações adicionais — presença de muros, cercas, postes, vegetação etc. — sobre elementos do entorno que possam interferir na incidência solar no imóvel.

Verificação das posições das janelas

Todo tipo de abertura deve ser considerado durante a avaliação do imóvel, mas as janelas costumam ser mais comuns que qualquer outro modelo. Nesse sentido, é essencial que você identifique a posição desses elementos e compreenda o que isso pode representar em questão de oferta de luz natural.

Como o sol nasce no leste e se põe no oeste, é esperado que a iluminação vinda de janelas presentes em lados opostos seja diferente. Ou seja, as aberturas voltadas para o leste terão maior quantidade de luz na parte da manhã, enquanto as do oeste receberão mais radiação no período da tarde.

sa janela luz casa 2

Observação das sombras ao redor

Uma boa prática para avaliar a incidência solar no imóvel é conferir as características das áreas vizinhas. Mesmo que você esteja de olho em um perfil de bairro mais horizontal, por exemplo, precisa considerar que edificações muito próximas tendem a gerar sombras umas sobre as outras.

O ideal é frequentar a região do imóvel em diferentes horários, a fim de descobrir se, em algum momento, há a obstrução da luz por conta de um elemento externo. Se a formação de sombras for muito excessiva, vale a pena considerar a substituição do empreendimento por outro que ofereça melhores condições.

Dicas para apartamentos prontos

Quem está de olho em construções prontas pode visitar a unidade de interesse para entender como a luz natural se comporta dentro dos ambientes. Assim como faria na parte externa, você deve observar os recursos que compõem o imóvel para descobrir se nada estará bloqueando a entrada do sol.

Uma coluna larga, um beiral muito extenso e até um móvel mal posicionado podem reduzir a quantidade de luz que adentra os recintos. Portanto, sempre que possível, frequente os ambientes em diversos horários e verifique se as condições encontradas atendem suas expectativas — quem faz questão de ter sol nos quartos todas as manhãs, por exemplo, precisa se certificar de que isso ocorrerá.

Cabe destacar que alguns profissionais fazem simulações de projeto com softwares específicos, a fim de representar a incidência solar em unidades que ainda não foram construídas. Vale a pena avaliar essas representações se o seu objetivo for comprar um imóvel na planta.

Agora que você já sabe como fazer essa avaliação, é só fazer a melhor escolha!