Após a passagem de uma onda de calor no Brasil no último mês, fica fácil imaginar como será o verão no Brasil. E não há nada melhor do que chegar em casa nesses dias de temperaturas altas e descansar em uma casa fresca e arejada.
Se você já está pensando em como sobreviver ao calor que se aproxima, mas não tem como ou não quer passar por uma reforma para instalar um ar-condicionado, saiba que existem alternativas para amenizar a sensação de desconforto.
E além disso, você economiza energia, e o meio ambiente agradece. Confira algumas ficas que nós da S.A Imóveis separamos para vocês, para refrescar a casa sem fazer reforma.
Plantas dentro de casa
As plantas ajudam a manter a umidade do ambiente e, por consequência, criam uma sensação mais agradável, sem tanta oscilação da temperatura durante o dia. Além disso, elas podem criar sombras em casa e, assim, combater a incidência dos raios solares. Mas cuidado: não coloque plantas muito grandes em ambientes pequenos, pois isso cria sensação de abafamento.
Feche as cortinas e persianas
Nas horas mais quentes do dia, mantenha cortinas e persianas fechadas. Assim, você evita a incidência direta dos raios solares e diminui a temperatura interna, evitando que a casa se transforme em uma estufa.
Utilize lâmpadas de LED
Se você ainda tiver lâmpadas incandescentes em casa, é hora de trocá-las. Além de esquentarem demais, elas gastam muito mais energia. Você pode substituí-las por lâmpadas fluorescentes, que esquentam menos, ou as de LED, que são frias e ainda recicláveis. Estas duas ainda são bem mais econômicas.
Cores claras
Sim, é verdade que as cores claras absorvem menos calor. Se você mora em casa, escolha um tom claro para pintar a fachada, pois ele irá refletir mais os raios do sol. Para os interiores, que valem tanto para casas quanto apartamentos, opte por paredes e móveis mais clarinhos. Assim, os ambientes ficam mais iluminados e frescos.
Use a ventilação noturna para uma casa fresca
Depois que o sol se pôr, abra todas as janelas para deixar o ar fresco da noite entrar. Mas, verifique que isso seja seguro onde você mora. Se o medo for de insetos, instale telas protetoras. Antes do amanhecer, feche tudo novamente para manter o ar fresquinho por mais tempo.
Umedeça o ar
Além das plantas, é possível umidificar o ar com uma medida simples. Basta colocar recipientes cheios e água fresca pelos ambientes da casa. Eles podem ficar embaixo do sofá ou da cama para não correr o risco de tropeços. Além disso, é possível trazer mais frescor ainda para o ambiente se você colocar uma garrafa de água gelada em frente a um ventilador ligado. Isso vai ajudar a circular o ar frio.
Com essas soluções simples e sustentáveis, é possível sim ter uma casa mais fresca e arejada sem gastar muito.
Gostou ou utilizou alguma das dicas da S.A Imóveis? Conte pra gente.