Viver em harmonia no condomínio fechado? A S.A Imóveis te dá dicas valiosas!

Seja uma casa ou apartamento, é possível sim viver em paz e harmonia em um condomínio fechado.

Às vezes, as pessoas estão acostumadas a viver em casas a vida inteira e, então, quando se mudam para um condomínio, estranham o dia-a-dia repleto de regras e horários.

Mas estamos aqui neste post para te deixar tranquilo(a)! Não há motivos para deixar que isso se torne uma grande dor de cabeça. Viver em condomínio exige somente consciência, uma pequena dose de bom-senso e respeito pelo espaço dos demais.

facade of a residential building

Confira algumas regras e dicas simples que a S.A Imóveis reuniu para viver bem em condomínio que separamos para você!

Conheça o regulamento do condomínio

Na maioria das vezes, as regras dos condomínios estão em um documento único ou até no próprio contrato. Consulte-o sempre e não terá problema – ele será importante durante todo o período em que morar no condomínio.

Neste material estarão informações como regras de convivência, normas de utilização dos espaços e demais pontos relevantes para a organização do condomínio.

Respeite a vaga da garagem

Estacionar o carro na vaga de outro morador é terminantemente proibido. Cuidado também com vagas apertadas – estacione certinho, de acordo com as delimitações da vaga.

Se não tiver usando o carro, evite armazenar objetos aleatórios no local.

Arranhou o carro do vizinho ao estacionar? Deixe um bilhete no pára-brisa com seu contato para que possa pagar o prejuízo.

garagem blog sa imoveis botucatu

Participe das reuniões

Sempre que possível, participe das reuniões do seu condomínio. Esse é um momento importante para tirar as suas dúvidas, expor as dificuldades e evitar problemas futuros, além de ficar sabendo de novas regras que podem ser implementadas.

Respeite os horários de silêncio

O barulho é um dos principais problemas entre condôminos. Para evitar reclamações, respeite o horário de sono dos outros moradores. Em geral, a regra é de silêncio absoluto entre as 22h e 7h, mas ruídos excessivos que incomodam podem, sim, ser reclamados a qualquer hora do dia.

Evite fazer barulho dentro do apartamento, não abuse do volume do rádio ou da TV nos horários permitidos. No caso de reclamações, ouça com atenção e se coloque no lugar do outro, já que, muitas vezes, há enfermos, crianças ou idosos que precisam de repouso.

Seu condomínio aceita animais?

Alguns condomínios têm sim restrição a animais de estimação. Para que a convivência e o dia-a-dia sejam harmoniosos para todos. Embora todos tenham o direito de ter um pet, é preciso ficar atento a algumas regras.

Tome todo cuidado com a higiene do seu amigo. Deixe-o sempre confortável, e evite barulhos desnecessários. Se precisar usar o elevador, carregue-o no colo ou esteja com o pet na coleira.

side view woman holding kissing her dog 23 2148566988

Respeite o uso do elevador

Elevadores também possuem instruções de uso: siga todas elas e evite deixar as crianças sozinhas nele.

Pequenas regras de bom senso, como não segurar a porta do elevador ou utilizá-lo para carga sem liberá-lo entre uma viagem e outra são essenciais para evitar problemas com os vizinhos.

Seja gentil!

Para viver bem em condomínio, é fundamental ter uma boa relação com as pessoas a sua volta. Seja cordial com todos, e estabeleça uma boa comunicação, mostrando que você é aberto ao diálogo. Dessa forma, qualquer divergência que surgirem poderá ser resolvida com mais facilidade.

Se nossas dicas te ajudaram ou se você tem alguma sugestão que fez a diferença na sua convivência no condomínio, conta pra gente!

S.A Imóveis, sempre ao seu lado.