Como juntar dinheiro para comprar o imóvel dos seus sonhos?

Todo sonho, antes de se tornar realidade, passa por um período de planejamento e organização. E a S.A Imóveis sabe que sonho da casa própria é um dos maiores ideais dos brasileiros. Mas como juntar dinheiro para comprar um imóvel em tempos de pandemia e crise econômica mundial?

O segredo é planejar. Sabemos que comprar um imóvel mexe bastante no bolso, e por isso, a organização do orçamento é fundamental para adquirir a tão sonhada casa própria.

Mas como guardar dinheiro para comprar um imóvel?

Economizar nem sempre é uma tarefa fácil. Como dissemos no início, você precisa de planejamento e organização financeira. E para comprar um imóvel, não é diferente.

finanças sa imoveis compra

A seguir, nós da S.A Imóveis separamos algumas dicas e maneiras de como juntar dinheiro para comprar um imóvel e, assim, realizar o sonho da casa própria.

– Conheça as suas finanças e trace suas prioridades

O primeiro passo para juntar dinheiro e alcançar o sonho de um imóvel próprio é conhecer as suas finanças. Portanto, separe um tempo para avaliar quais são os seus gastos mensais e organize-os entre fixos, como aluguel; variáveis, considerando o quanto você gasta mensalmente no supermercado, além de essenciais e aqueles que poderiam ser evitados ou reduzidos.

Depois, faça uma lista de todos os seus planos, além da compra de um apartamento ou casa. Elenque todos, incluindo os planos de lazer, e reflita sobre o prazo para cada uma dessas realizações, seu grau de importância e o que pode ser feito depois.

finanças sa imoveis compra 3

Este é um momento importante, pois traz clareza aos seus planos e ajuda a traçar metas mais alinhadas com sua realidade e necessidades. Faça um planejamento financeiro.

– Controle suas finanças

Economizar não significa que você precisará fazer cortes radicais, como não sair de casa ou viajar.

Tudo o que você precisa fazer é ajustar seu orçamento. Ou seja: estabeleça o quanto poderá gastar ao sair e faça cortes estratégicos.

Você não precisa, por exemplo, pedir comida  todos dias nem pagar por um pacote de tv a cabo se não costuma assistir televisão. Corte o que é supérfluo.

– Defina quanto quer juntar e em quanto tempo

Para o sucesso do planejamento, é importante que você saiba quanto quer juntar e quanto tempo você tem atingir sua meta.

finanças sa imoveis compra 4

Depois de definir e passar por essa etapa, veja quanto por mês será necessário economizar para atingir o seu objetivo.

Trace planejamentos reais, mesmo que isso signifique demorar um pouco mais para comprar o seu imóvel próprio.

– Corte os gastos do cartão de crédito

Sabemos que o cartão de crédito é um facilitador, principalmente nos casos de emergência, mas é também é uma das maiores causas de endividamento.

Portanto, tente realizar suas compras à vista, em dinheiro ou débito, e manter seu cartão de crédito zerado.

Com certeza você evitará compras por impulsos e conseguirá economizar ainda mais ao final do mês.

Aos poucos, você passa a priorizar escolhas muito mais inteligentes, e percebe que não é necessário abrir mão das coisas que você gosta muito se souber administrar para onde o seu dinheiro vai.

finanças sa imoveis compra 2

Analise os planos de celular e internet que você assina, o consumo do seu carro, as compras que você faz no mercado, etc. Pequenos gastos que realizamos no dia a dia sem pensar podem ser exatamente o que nos impede de poupar mais dinheiro no fim do mês.

É importante entender que, se sua prioridade no momento é comprar um imóvel, você precisar focar e economizar.

A S.A Imóveis te ajuda no sonho de comprar a casa própria. Confira todas as nossas vantagens e opções.