Imóvel financiado vai servir de garantia para empréstimos

A S.A Imóveis tem acompanhado as mudanças e inovações do mercado imobiliário desde o início do ano. E na última semana, o Governo estabeleceu algumas regras para que um imóvel financiado possa ser usado como garantia em novas operações de crédito. A medida vale para pessoas físicas e jurídicas.

Mas como funciona? Nós da S.A Imóveis pesquisamos e explicamos para você neste post.

Para que você possa pegar um novo empréstimo além do financiamento imobiliário, seu imóvel, mesmo financiado, passa a valer como garantia para este novo crédito. O cálculo do empréstimo novo depende do valor de avaliação do imóvel, do saldo devedor e do tipo de financiamento.

blog sa credito

A dívida total, o financiamento que já existe mais o crédito novo não podem superar 90% do valor do imóvel, que é a garantia. O prazo de pagamento não pode passar do tempo que falta para quitar o financiamento atual. Já os juros, não podem ser maiores que os já contratados anteriormente.

Por enquanto, esse crédito novo só pode ser obtido com o mesmo banco do primeiro financiamento e esse dinheiro serve para qualquer finalidade.

O objetivo desta medida do Governo Federal é mais uma tentativa de ampliar acesso ao crédito durante pandemia. Este projeto pode injetar até R$ 60 bi na economia, segundo dados divulgados pelo Banco Central.

Uma outra vantagem é que, também segundo o Banco Central, não há limitações para que pessoas que atualmente estão inadimplentes no financiamento imobiliário possam acessar o crédito novo com garantia do imóvel. Esta decisão caberá ao banco. Se o banco avaliar que, com o novo empréstimo, a pessoa tem condições de vencer este momento, não haverá nenhuma restrição.  

E você? O que achou desta nova forma de crédito? Não se esqueça de colocar todos os gastos na ponta do lápis antes de realizar um novo empréstimo. A ideia é que o crédito te ajude em um momento de extrema necessidade, e que não aperte seu orçamento.

blog sa credito2

Conheça o empréstimo com garantia de imóvel

– Diferente do empréstimo com garantia de veículo, o bem que será usado como garantia não precisa estar quitado.

– Pode ser usado tanto um imóvel residencial como um comercial.

– As taxas de juros são mais baixas, porque o consumidor dá o imóvel como garantia.

– Por outro lado, diferente do empréstimo com garantia de veículo, no caso do imóvel você pode vender o bem. Mas o processo é um pouco diferente da venda tradicional.