A S.A Imóveis esclarece tudo sobre averbação!

Um dos mais importantes termos do mercado imobiliário é a averbação. Mas você sabe o que significa e por que este aspecto é tão importante na hora de comprar ou vender um imóvel?

Não se preocupe: a S.A Imóveis te explica neste post tudo sobre averbação e todos os cuidados que você deve tomar em relação a legislação. Não deixe de entrar em contato com um de nossos corretores caso tenha dúvidas ou precise de ajuda neste procedimento.

O que é averbação?

A averbação é um procedimento judicial realizado para registro do imóvel, e que garante maior segurança para o proprietário na hora de comprovar mudanças, escrituras e demais validações importantes referentes à habitação, além de valorizar o bem. Esse processo é como a oficialização da propriedade, e contém as atualizações relevantes que podem ter ocorrido no registro.

Quando ela precisa ser feita?

A averbação é realizada na compra ou venda de um imóvel. Ela também é feita caso ocorram alterações, como construção ou até demolição. O início de todo esse processo começa com a escritura da propriedade, que é registrada no Cartório de Registros de Imóveis. Essa primeira fase serve para atestar quem é o dono legítimo da aquisição. Depois desta fase,  toda e qualquer modificação realizada na propriedade precisa de averbação junto ao cartório, para que fique devidamente registrada.

Para que serve a averbação?

A averbação é feita para tornar públicas todas as alterações relacionadas ao imóvel e seu registro. Isso traz segurança jurídica, já que se alteração não for averbada, não terá validade jurídica perante a justiça.

Alguns benefícios da averbação:

– Mais segurança;

– Acesso às informações;

– Proteção de direitos;

– Valorização do imóvel;

– Viabilização do processo de compra e venda.

Quanto tempo leva a averbação de um imóvel?

Se a documentação estiver toda em dia e não houver nenhuma outra exigência, pode-se considerar uma média de 30 dias a contar da data do protocolo do título.

Por que a averbação é importante?

A averbação do imóvel é uma ação obrigatória e de extrema importância. Entretanto, casos com problemas de documentação são muito comuns. Para se ter uma ideia, não é possível realizar a compra e venda de um imóvel se ele não estiver com a averbação em dia. Caso uma modificação não seja averbada perante a justiça, ela não terá validade jurídica.

Se houver alguma dúvida, a matrícula e as averbações serão consultadas. Ou seja, manter a documentação do seu imóvel em dia é uma maneira de garantir a segurança e a valorização não só do seu bem como também do que está pensando em adquirir.

Precisa de ajuda com a averbação do seu imóvel ou para algo em relação ao processo de compre e venda? Não espere: procure a S.A Imóveis! Sempre ao seu lado.