Casas modernas: decoração

decoração moderna é uma das mais desejadas na hora de construir ou reformar a casa. Isso porque, apesar de ter marcado o começo do século XX, é um estilo atemporal, o que faz as casas com essa modernidade nunca saírem de moda.

Esse tipo de decoração fica bem tanto em áreas internas, como cozinha, quarto e sala, quanto em áreas externas, como em fachadas de casas modernas ou em frentes de casas modernas.

sa imoveis decoração moderna

Características de casas modernas

Linhas retas, uso de materiais como vidro e aço inoxidável cromado, mobiliário geométrico… São várias as características comuns às casas modernas – e, ao contrário do que muitos pensam, o foco não está em nada futurista e é possível ter até casas de madeira que sejam modernas.

Funcionalidade minimalista

A base para o estilo moderno é o princípio “a forma segue a função”, ou seja, a funcionalidade vem em primeiro lugar. É daí que vem a decoração mais minimalista que vem à sua cabeça quando você pensa em casas modernas com móveis funcionais e revestimentos de parede e piso bonitos e de fácil manutenção.

A simplificação coloca a função à frente da ornamentação, mas isso não significa que os projetos de casas modernas deixam a estética de lado, muito pelo contrário. Ao invés de investir em vários objetos e móveis, o estilo moderno incentiva a escolha de peças singulares, que realmente dão personalidade aos ambientes. O papel de parede e piso de cimento queimado, por exemplo, são ótimas maneiras de se conseguir isso.

O minimalismo das casas modernas não é a ausência de objetos de decoração, mas o abandono do excesso. No lugar, o que vemos são itens como vasos, esculturas e quadros que por si só parecem verdadeiras obras de arte (e muitas vezes são).

sa imoveis decoração moderna 2

Preto, branco e cinza

Essas três cores são muito presentes nas casas pequenas e modernas, assim como nas grandes também. Da mesma forma, cores neutras como marrom e bege são fáceis de achar nesses projetos.

Esses tons mais claros contribuem para o visual clean que o estilo moderno busca ter enquanto o preto e o cinza acrescentam uma certa ousadia e ar moderno.

Apesar dessas cores serem predominantes, você pode, sim, colocar algumas cores mais vibrantes nas casas modernas. Neste contexto, elas estarão, normalmente, em pontos focais e não como protagonistas, como por exemplo uma única poltrona na sala, um quadro grande no quarto ou mesmo um buffet diferenciado na sala de jantar.

sa imoveis decoração moderna 3

Projeto de iluminação

As casas modernas costumam ter um projeto de iluminação bem definido, muitas vezes ligando o espaço interno e o externo para aproveitar a luz natural. Além disso, as luminárias, pendentes, lustres e afins são marca registrada desse tipo de decoração.

Aliás, muitas vezes esses produtos usados na iluminação das casas modernas são pensados como destaques nos ambientes.

Materiais e mobiliário

Como dissemos antes, alguns materiais, como vidro, aço inoxidável cromado, ferro, madeira e couro, são característicos das casas modernas. Eles vão aparecer nos mais diversos móveis e objetos decorativos.

O mobiliário costuma ter formatos geométricos e pés torneados ou em formato palito. As cores citadas anteriormente também costumam dominar os móveis das casas modernas.

Com todas essas informações vai ficar muito mais fácil fazer sua própria decoração É claro que você não precisa seguir exatamente o que dissemos, pode adaptar e dar sua cara ao projeto.

Crédito da matéria: Revista Viva Decora