Seu corpo é a sua morada! Seu lar, deixe que a gente corre atrás.

 

Apesar da correria do dia a dia, rotina, trabalho e as várias formas de lazer que encontramos hoje, a maioria das pessoas ainda procura por  um ritmo de vida mais saudável, uma alimentação balanceada e ter corpo e mente em equilíbrio.

Os benefícios são inúmeros. Mas muitas vezes, encontramos dificuldades em incorporar novos costumes na nossa rotina. Para ter uma vida saudável, além do desejo, é preciso ter foco, dedicação e organização.

E se você chegou até aqui, já deu o primeiro passo. Neste post, a S.A Imóveis preparou algumas informações, sugestões e dicas fundamentais para que você possa cuidar da sua saúde com segurança. Afinal, ter boa saúde não envolve apenas o físico, mas também o mental e o espiritual.

Cuide da sua morada. Seu lar, deixe que a S.A. Imóveis corre atrás!

A importância de praticar exercícios físicos

 Praticar exercícios físicos vai muito além da estética. A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática regular de atividade física no mínimo, 3 vezes na semana. Mas essa não é uma regra obrigatória: é claro que você pode adaptar sua rotina à atividade, para otimizar seu tempo. Uma pessoa que mantém o seu corpo em constante exercício é mais saudável, tem uma expectativa de vida maior, além de prevenir doenças.

Corpo e mente são os mais beneficiados: a capacidade cardiorrespiratória aumenta, os sintomas da ansiedade e do estresse são reduzidos, o risco de doenças cardíacas e até de alguns tipos de câncer diminui. Estes efeitos são cientificamente comprovados.

Escolha uma modalidade que você sinta prazer em praticar. A academia tem diversas opções, aparelhos e estrutura, para que você possa fazer tudo em um lugar só: musculação, aulas com foco no aeróbico, pilates e até yoga. Mas se você prefere algo ao ar livre, caminhadas e corridas sempre são ótimas opções para se praticar em parques, praças e até na rua. Procure sempre avaliação médica antes de começar qualquer atividade.

E pensando na sua saúde e bem estar, nós da S.A Imóveis separamos algumas dicas para você dar o start nos exercícios físicos. Vamos lá!

Cyclist Man Racing Bike Outdoor

Academia 725

A academia 725 oferece estrutura completa e diversas opções, para que você escolha a atividade que mais gosta. A academia conta com musculação, aeróbica, jump, zumba, aerobike, pilatesbola/solo, GAP, alongamento, treino funcional e abdômen.

Faça uma visita: Rua Pedro Angella, 725 – Vila Pinheiro – Botucatu/SP

Fone: (14) 3815-9595

Prefiro correr, caminhar e pedalar ao ar livre. Onde posso praticar com tranquilidade e segurança?

Em Botucatu, muitos moradores praticam caminhadas ou corridas pelas ruas da cidade em horários mais tranquilos. Mas também há alguns lugares onde você pode se exercitar ao ar livre e principalmente com segurança. Saiba mais:

Ciclovias

 Os 8km de ciclovia de Botucatu atendem não só aos praticantes do esporte, mas também à parcela da populaçãoque utiliza a bicicleta como meio de transporte. Um ótimo meio para passear de bicicleta por toda a cidade com muita praticidade e segurança em qualquer horário do dia.

 

Ciclovia em Botucatu

Fazenda Lageado

Maior patrimônio histórico cultural da cidade, a Fazenda Lageado foi uma das maiores propriedades particulares produtoras de café para exportação do estado de São Paulo, e preserva até hoje a arquitetura e a história de um dos períodos mais importantes do Brasil.

Atualmente, é sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu. O lugar, cercado por uma linda natureza e arquitetura antiga, tem avenidas amplas para pedalar e também para prática de corrida, caminhada ou até outros exercícios. O local é monitorado e conta com cancela para evitar a passagem de carros nos horários de pico.

Lageado

Ginásio Municipal Mário Covas

A área externa do Ginásio Municipal de Botucatu conta com aparelhos básicos de exercício, e uma calçada grande e espaçosa, onde as pessoas podem praticar corridas, caminhadas e andar de bicicleta completando voltas ao redor do Ginásio, além de ter uma vista parcial da Cuesta de Botucatu.

Ginásio Municipal

Campo do Inca

 Muito popular na cidade, o Inca possui uma pista poliesportiva completa, e recebe desde quem pratica esportes por hobbie, até profissionais. Vale a pena iniciar uma caminhada lá ou colocar sua bike em uma das pistas disponíveis. 

Endereço: R. Marília, 664 – Vila Antartica, Botucatu – SP, 18608-560
Telefone: (14) 3815-8295

Não tenho tempo para praticar atividades ao ar livre ou em uma academia. O que posso fazer para compensar?

 Com a correria do dia a dia, estresse e cansaço, é normal se sentir desmotivado a sair de casa e ir para uma academia. Nessas horas, fazer exercícios em casa pode ser a solução para não deixar o corpo parado e completar a quantidade de horas em atividade que você se propôs a fazer.

 O recomendado é programar e estabelecer um horário do dia para essa atividade nova. Da mesma forma você tem uma hora para trabalhar, por exemplo, vai ter uma hora certa para se exercitar.

 Muitos aplicativos e vídeos no Youtube podem ajudar você a iniciar esses exercícios. Pesquise e peça indicações de especialistas no assunto. É muito importante ter o básico para se exercitar em casa, como tênis e colchonete. No início, procure optar por alongamentos e treinos curtos e intensos, que conseguem modificar o metabolismo do organismo e fazer com que queimem gorduras no período de repouso.

Como manter corpo e mente em equilíbrio?

Quando falamos em qualidade de vida, sempre colocamos em pauta corpo e mente em equilíbrio. Afinal, são conceitos complementares: se investimos na saúde de um, mas esquecemos do outro, comprometemos o todo. E quando aspectos físicos e mentais caminham em harmonia, as coisas tendem a correr bem, seja na vida pessoal ou profissional.

É uma busca constante: a rotina atribulada, os diversos compromissos, os problemas de fundo emocional, uma série de fatores que, embora naturais, sugam nossa energia.

Pensando nisso, listamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Aprenda a meditar

A meditação consiste em uma série de técnicas de respiração que levam ao esvaziamento da mente e à busca pela sabedoria interior. Entre os benefícios dessa prática milenar oriental, está o controle da ansiedade e o combate ao estresse, insônia e depressão.

A meditação é simples, e pode ser realizada em qualquer lugar, de preferência em um ambiente no qual você se sinta confortável. E mesmo que você tenha pouco tempo diariamente, os resultados podem ser excelentes. Há vários aplicativos disponíveis de meditação guiada, por exemplo.

Mantenha sua atenção no presente

Concentre sua mente onde está seu corpo naquele momento e procure não se distrair. As coisas fluem naturalmente

Tenha pensamentos positivos

Já foi comprovado cientificamente que a positividade, ou fé, ajuda no restabelecimento físico e psíquico.

Crie momentos prazerosos

Isso ajuda a proporcionar uma boa saúde mental e o equilíbrio entre a psique e sua constituição física.

Meditação

Alimentação saudável: como incluir novos hábitos na sua rotina?

Ter uma alimentação saudável é fundamental para a sua saúde. Melhora o sistema imunológico, a qualidade do sono, o trânsito intestinal, o humor; a capacidade de concentração e até mesmo para o que muitas pessoas mais procuram: a perda de peso.

Mas o que fazer para ter uma alimentação realmente saudável?

Decidiu realizar algumas mudanças no cardápio? Seu organismo agradece. Agora, veja essas dicas que separamos para você transformar essa fase em algo fácil e prático, sem sofrimentos.

1 – Beba água

Você já deve ter ouvido isso muitas vezes, mas não custa repetir: beba água! Ter sempre uma garrafinha de água por perto é um dos melhores hábitos para adotar na sua vida: o corpo fica mais tempo saciado, mantém-se hidratado, mantém a saúde da pele e dos cabelos e melhora o funcionamento do intestino.

Se precisar de uma ajuda extra para não esquecer de beber 2 litros de água diariamente, existem diversos apps que funcionam como ótimos despertadores para te lembrar disso.

2 – Invista nos alimentos naturais

Parece óbvio, mas quando for às compras, prefira os alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes. Essa seria a base ideal para uma alimentação balanceada. Apesar de um pouco mais caros, sempre que puder, inclua alimentos orgânicos na lista. Abandone comidas industrializadas congeladas, doces, refrigerantes e outros itens e invista em frutas e vegetais frescos, além de cereais integrais.

3 – Utilize óleo, sal e açúcar sem exageros

Com o uso moderado, esses ingredientes contribuem para deixar a alimentação mais saborosa sem desbalancear sua nutrição.

4 Utilize frutas da estação

Cada temporada é tempo de alguma fruta ou vegetal específico. Além de serem mais baratos, eles são mais saudáveis, pois exigem menos aditivos químicos para se desenvolverem. Por isso, invista nesses itens e sempre que sentir vontade de comer um doce ou salgadinho, opte por uma fruta fresca. Vale ainda comer com iogurte natural, chia, granola e outros itens. A dica é consumir de três a cinco tipos diferentes diariamente.

5 – Inclua integrais e gorduras boas na sua rotina

Alimentos integrais ricos em fibras, como frutas, vegetais, sementes e grãos são essenciais para o sistema digestivo, além de regular os níveis de açúcar no sangue. Já as gorduras boas, como óleos vegetais, peixes e abacate, por exemplo, mantém a nossa energia e cuidam da manutenção do nosso coração, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

6 – Não pule refeições

Respeitar a ordem de cada uma das refeições diárias é muito importante para manter uma alimentação saudável. Essa é a melhor forma para manter o organismo sempre abastecido e evitar a compulsão na hora das refeições principais, entre outros problemas que podem surgir a partir desse jejum prolongado.

Durma bem!

O sono tem diversas funções essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado, cerca de 6 a 8 horas em média, ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como pode causar muitos malefícios.

Quando você não dorme bem, seu metabolismo fica desorganizado, o que prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças como obesidade e depressão. Algumas dicas podem ter ajudar a ter um sono saudável:

1 – Respeite o seu horário de dormir

Em média, é preciso dormir cerca de 8 a 9 horas de sono repousante para se estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários, até mesmo nos fins de semana e feriados.

Dormir na hora certa

2 – Desligue a TV

Os únicos aparelhos que podem estar ligados no quarto durante o sono são o rádio, para tocar os sons da natureza, ar condicionado ou o ventilador.

3 – Leia antes de dormir

Procure ler algo que traga paz e tranquilidade e evitar livros ou histórias que promovam a tensão e o estresse, como noticiários, por exemplo.

4 – Criar um ambiente escuro

Antes de dormir, apague as luzes da casa e deixe somente um abajur ligado, de preferência, com uma luz laranja, pois ela favorece o sono, conforme indica a cromoterapia.

5 – Mantenha o silêncio

Evite ambientes muito barulhentos na hora de ir dormir. Comprar um protetor de ouvidos, do gênero daqueles que se usa nas piscinas, pode ajudar a conseguir o silêncio necessário.

Curta a natureza

Seu lance é curtir a natureza? Botucatu oferece as melhores opções para você.

Base da Nuvem

Uma das poucas rampas de voo livre da região, a Base da Nuvem fica à 5 km do centro da cidade. No local os mais aventureiros podem praticar voos guiados de parapente e asa-delta, além de apreciar a linda paisagem.

A Base da Nuvem está localizada na Estrada Municipal Geraldo Biral, sendo uma das mais belas vistas de Botucatu. Vale muito

Base da nuvem

Pedra do Índio (Mirante das Três Pedras)

Principal e mais bonito mirante das Três Pedras, a Pedra do Índio fica no topo da Cuesta de Botucatu, na divisa com o município de Bofete. De lá é possível ter uma vista panorâmica de mais de 30 km.

O maior atrativo do local é o Deck do Índio, utilizado pelos visitantes para apreciar uma das vistas mais fantásticas da região. É cobrado R$5 por visitante.

A Pedra do Índio fica no Sítio Planalto, na estrada para a Fazenda Boa Vista, Km 7 – Zona Rural, em Botucatu.

Vista do Gigante Adormecido

O morro no limite entre os municípios de Botucatu, Bofete e Pardinho recebe esse nome por se parecer a um gigante deitado, com cabeça, barriga e pés. A parte da barriga do gigante possui mata nativa preservada e é a moradia dos sacis de Botucatu, segundo a lenda urbana.

Um dos melhores locais para apreciar a vista é no Vivan, na zona rural de Pardinho – Estrada Vicinal Constantino Pauletti, KM 06.

Gigante Adormecido

Complexo Turístico Véu da Noiva

Área de lazer em meio à natureza que encanta os visitantes.Localizado na Rodovia Gastão Dal Farra, a 12km do centro de Botucatu, o complexo é formado por recursos naturais do Rio Pardo – represa e cascata com queda de 6m de altura, mata natural e de reflorestamento.

A área conta com estacionamento, tobogã aquático com 50m de comprimento, quiosques, churrasqueiras, lanchonete e sanitários públicos. Funciona todos os dias das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Véu de noiva Botucatu

Você sabia?

Hábitos de vida saudável podem ajudar a retardar o envelhecimento

Os dois principais motivos de desgaste do corpo humano são hábitos de vida e a genética. Se você costuma se alimentar bem, tem bom sono e pratica atividade física, está acumulando dias mais jovens no futuro.

Mas se essa não é sua realidade e você ainda consome bebidas alcoólicas e fuma, o envelhecimento pode chegar mais rápido. O corpo humano começa o processo de envelhecimento a partir dos trinta anos, mas quanto mais cedo optar por uma vida com hábitos saudáveis, mais tarde sentirá os efeitos da idade.

O consumo de alimentos calóricos aumenta no verão

Uma das promessas mais comuns no início do ano é a meta de emagrecimento. A ideia de ‘ano novo, hábitos novos’ é muito presente nesse período que porém, é um dos mais quentes do ano, onde alimentação acaba complicando a vida de quem pretende emagrecer ou incluir novos hábitos.

Natural não significa necessariamente saudável

Um alimento pode ser natural, orgânico, sem glúten, mas rico em açúcar ou gordura, pobre em fibra etc. Por isso não se pode dizer que “natural” significa sempre “saudável”.

Para perder um quilo de gordura é necessário queimar 7720 calorias

Seguindo esta mesma linha, para queimar as calorias de apenas um Big Mac, um homem médio precisa correr em média 55 minutos a 8km/h.

 

A prática de exercícios de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que uma pessoa deixe de ser sedentária.

Comece já!

 

A S.A Imóveis preparou esse material para que você possa investir no seu bem estar. Com hábitos simples, você pode ter qualidade de vida sem muito esforço. Conte pra nós o que achou e como essas dicas te ajudaram a ter uma vida mais saudável!